MãesOnline

MãesOnline

anuncio

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Parto Normal ou Cesárea?


Gurias, vai dizer, mal a gente descobre que está grávida e passados alguns meses, uma pergunta super freqüente que escutamos é: Tu vais ter parto normal ou cesárea?
Confesso que fico um pouco angustiada com essas perguntas e explico agora a razão do meu desconforto: Muitas vezes parece que o parto é uma decisão única e exclusiva da mamãe, sem levar em conta o nenêm que está dentro da barriga e que ao longo dos 9 meses dá sinais para o parto que está por vir.
Hoje em dia parece que está tão banalizado que algumas mamães, sem prestar atenção na sua própria saúde e nos sinais do bebê que cresce e está chegando, precocemente decidem por parto normal ou cesárea (e esta vem ganhando muitoooo nos últimos tempos).
Quem nunca ouviu: "eu vou ter cesárea, pois nao posso nem pensar na dor do parto normal..." alguém?
Como se a cesárea não doesse no pós-parto.

Bom, mas tudo isso gurias, pois o parto não é algo tão simples assim. Poderíamos listar as vantagens de um parto normal agora (e elas seriam imensas), mas mesmo a mais bem intencionada das mamães pode ser pega de surpresa  aos 45 do segundo tempo, tendo que abrir mão do parto normal e ir para uma cesárea.
Basta alguma condição clínica específica para que o desejo de um parto normal tenha que ser adiado e uma cesárea se apresente como a melhor escolha. 
Tanto o parto normal como a cesárea tem seus prós e seus contras, todavia no meio de tantas opiniões e desejos, quase nos esquecemos que é a  saúde da mamãe e do bebê que  deveriam decidir  o tipo de parto que sera vivenciado. 
Numa reportagem que recebi do Dr. Renato Kalil (ginecologista e obstetra, diretor da Clinica Ginecológica e Obstétrica Renato Kalil e da Gene Medicina Reprodutiva), pesquisas revelam que nos últimos 10 anos houve um aumento na realização das cesarianas de 36,4% para 44% dos partos, contrariando as recomendações do próprio Ministério da Saúde. As regiões Sul e Sudeste tem as maiores taxas apuradas em 2006: 51% e 52% respectivamente. No sistema privado de saúde, esse percentual atingiu 81%, no mesmo ano.
Bom, mas como meu objetivo não é levantar  bandeira a um tipo de parto ou outro, gostaria de saber a opinião de vocês, e para termos mais informações sobre estes 2 tipos de parto, está programado para a semana que vem posts exclusivos sobre cada um deles.
Aguardem! 
E você, qual sua opinião? Qual sua experiência?
Conte pra gente! 


Fotos: Google Images

5 comentários:

  1. Oi Flá! Adoro teu blog!
    Bom, eu estou apenas no inicio do processo de planejar a vinda de um bebê, mas é óbvio que já penso no parto!
    Os médicos indicam, caso não haja nenhum impedimento fisíco, o parto normal por ser mais saudável tanto pra mãe, quanto pro bebê.
    Acredito que quando a gente pensa em abrir nossa vida para a vinda de um filho, devemos pensar primeiramente nele. O Ato de se mãe é se doar por completo. Claro que parto normal deve doer muito, mas quem disse que é fácil ser mãe? O pós-óperatório como tu falaste, é bem menos dolorido e mais rápido para quem escolhe este tipo de parto.
    E como nós somos psicológas, não deixo de pensar no que o bebê está sentindo... Se for a hora certa para ele nascer, ele mesmo vai se encaminhando pra canal vaginal, se preparando para o seu prórpio nascimento. Ele está lá protegido, dentro da barriga da mãe, de som, de frio, de tudo! Então imaginemos que ele ta lá quentinho e de repente abrem a barriga da mãe e tiram ele de lá, do nada, sem preparação nenhuma... Sei lá...
    Eu vou escolher, se não tiver nenhum problema fisico, o parto normal pros meus picuxos! Que venha a dor, porque a ALEGRIA E O AMOR SÃO IMENSAMENTE MAIORES!
    Um grande beijo, Agda Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Oi Agui! valeu pelo comentario! Eu acredito que realmente abrimos mao de muitas coisas no momento em que decidimos com nossos maridoes a ter filhos, e eh claro, cada uma de nos tem suas preferencias, mas realmente acredito que devemos pensar muito no nosso bebe quando falamos em parto, e a saude dele e a nossa sao indicadores perfeitos para a grande hora.
    Volte sempre e deixe sempre tua opiniao aqui com a gente!
    Bjs Fla

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o teu blog. Levantaste um tema bem interessante. Antes de me tornar mãe, sempre pensei em fazer parto normal. Acho que ele tem inúmeras vantagens, mas infelizmente por eu ter herpes vaginal, o parto normal é descartado em função dos problemas que o bebe poderá ter quando passar pelo canal vaginal.
    Fiz cesárea há 2 anos e posso dizer que também não foi ruim. Apesar do desconforto do pôs-operatório tudo correu muito bem!
    As futuras mamães deixo o conselho de que procurem sempre se informar com o seu médico e optem pelo que for mais seguro e melhor para mãe e para o bebe.

    Bjo, Paula

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flávia!
    Acompanho o teu blog sempre que o tempo corrido de mãe e profissional permitem, kkkk. Parabéns!
    Quanto ao parto fiz parto normal, para surpresa de muitos, já que parece que a "moda" é a cesarea. Optei por esse tipo de parto estimulada pela minha obstetra, em quem confio plenamente. Combinamos que se estivesse tudo bem seria parto normal, mas que se ela entendesse por alguma indicação médica que se fizesse uma cesarea, ok. Eu não tenho por ideologia o parto normal, mas tendo em vista as vantagens para a mãe e para o bebê (falei com o pediatra também antes de optar pelo tipo de parto)acho válido. A experiência do parto é algo único e acho que o mais doloroso nem são as contrações ou a dor do corte, mas sim a experiência de separação. Deixa-se de ser gestante para ser mãe, é uma transição e tanto. O bebê que imaginávamos passa a ser um bebê real, e muito real! Sei eu... muitas emoções!
    Bom, penso em ser mãe mais uma vez ainda e se as condições físicas (mãe e bebê) forem favoráveis pretendo ter novamente um parto normal.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Fla, teu blog esta maravilhoso, e cada dia mais interessante.
    Ja tenho 2 filhas, e a primeira tive parto normal e a segunda cesarea. Posso te dizer que hoje em dia, pode-se nao sentir dor no parto normal gracas a anestesia que podemos tomar. Preferi mil vezes o parto normal, embora tenha sentido muito dor, pois acabei nao tomando a anestesia. Mas mesmo assim achei muito melhor, a recuperacao, e tudo que envolve o momento. Cesariana eh uma grande cirurgia, a recuperacao doeu muito, fiquei uns 15 dias bem dolorida. So nao tive o segundo parto normal, pois nao tive dilatacao. Entrei e trabalho de parto, tentei de tudo mas acabei tendo que fazer cesareana.
    Continua escrevendo sobre esse universo lindo e muito delicado.
    Parabens,
    Fe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...