MãesOnline

MãesOnline

anuncio

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Parto Cesárea



Foto: Google Images
Muitas de nós, certamente já ouviu várias mulheres desde o início da gravidez dizendo que já decidiram por seu parto, e que por "n" razoes vão querer ter um parto cesárea. 
Alguns estudos destacam, que em função dos melhores recursos tecnológicos e de toda a estrutura e profissionais qualificados que muitos hospitais tem hoje em dia, muitas mulheres grávidas e alguns obstetras se sentem mais seguros e/ou tranqüilos em optar por um parto operatório programado (o chamado eletivo), muitas vezes agendando a data bem antes do termino da gestação. Esta prática pode ser "prática" para os médicos e mamães mas ignora o fato de que o feto ganha bastante peso e acaba de desenvolver sua capacidade pulmonar justamente nas ultimas semanas da gestação
Independente das facilidades que algumas mulheres atribuem `a uma cesariana, o que não podemos esquecer é que cesáreas são consideradas operações abdominais de grande porte, e exatamente por isso que apresentam maiores riscos que o parto normal. Mulheres que passam por cesarianas são mais suscetíveis a infecções, sangramentos excessivos, dores pós-parto e período de recuperação mais longo. 
É que no nosso contexto atual, muitas vezes este assunto mostra-se tão banalizado ( como médicos que só fazem cesáreas com hora marcada, partos pre agendados sem levar em conta o bebê, etc...) que no meio de tantas escolhas, opiniões, NUNCA podemos nos esquecer que existem casos onde a cesárea deve sim ser realizada, mostrando-se como a escolha correta e de fundamental importância. 
Fora `as vontades e desejos, muitas mulheres vão precisar de uma cesárea "logo de cara" por apresentar alguma complicação ou quadro médico especifico, enquanto outras mulheres vão saber da cesárea somente durante o trabalho de parto, quando uma espera para o parto normal não é mais indicada. 
Mas quais são então as indicações para uma cesariana? 
• O bebê está "sentado"  ou de lado; ele apresenta alguma doença ou anormalidade já conhecida. 
• Gestação de 3 ou mais bebês ao mesmo tempo. 
• A mãe está com uma erupção de herpes genital, infecção que pode ser transmitida ao bebê em caso de parto vaginal. 
• A mãe tem placenta prévia (que ocorre quando a placenta se implanta em um local tão baixo do útero que bloqueia a saída do bebê) ou descolamento prematuro da placenta (a placenta se separa da parede uterina antes da hora, colocando o feto em risco). 
• A mãe tem piora em um estado de pré-eclampsia, o que torna arriscado esperar por um parto normal.
• Histórico materno de cirurgias uterinas invasivas ou de cesáreas anteriores (mais de uma)
• Problemas de coluna ou de quadril que impossibilitem a mulher de ficar em posição ginecológica. 
Vários motivos levam a uma cesariana de última hora, decidida depois que o trabalho de parto já começou. Sempre que há uma situação crítica, a cesariana é o modo mais rápido de tirar o bebê a salvo, como nas seguintes hipóteses: 
• A freqüência cardíaca do bebê está irregular, o que indica que ele talvez não consiga passar por um parto vaginal. 
• Prolapso do cordão umbilical -- o cordão aparece antes do bebê, o que o deixa vulnerável a ser comprimido durante o parto, levando a um possível corte de sua fonte de oxigênio. 
• A placenta se descolou. 
• O bebê não está se movimentando pelo canal do parto porque o colo do útero parou de dilatar ou por alguma outra razão. 
É importante falarmos também que em função deste procedimento cirúrgico a recuperação da cesariana é mais lenta que a do parto normal e mais dolorosa também. 
Bom gurias, acredito que ao se falar de parto, o mais importante e a mamãe estar bem assistida e com um acompanhamento que identifique a melhor indicação para ela e para o bebê
Não podemos ser tão rígidas  e dividirmos o parto normal e a cesárea em pólos tão distintos pois tanto um quanto o outro tem suas indicações e importância  Na verdade se estivermos atenta a mãe e ao bebê, talvez essa escolha não seja tão difícil de ser realizada, pois ela seria apenas uma conseqüência do longo processo que mãe e bebê vem passando nestes últimos meses. 
E você, fez uma cesárea?
Como foi sua recuperação? 
Quais foram tuas indicações para o parto?
Conte pra gente e compartilhe sua experiência! 


Fonte: Baby Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...