Foto Google Images |
Gurias, pensando em falar um pouquinho mais sobre o parto normal e o parto cesárea, pensei em escrever um pouco melhor sobre cada um deles, pra gente poder pensar nas suas indicações, seus prós e seus contras.
O parto normal, seria o caminho natural para a saída do bebê, quando o corpo vai se preparando para a sua chegada ao longo dos meses de gestação.
Se tudo está indo bem, se a mamãe está com as contrações e a dilatação ok, segundo os médicos, não haveriam razões para que uma cesárea fosse escolhida pois neste contexto o parto normal tem incontáveis benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.
Mas, e quais sao os benefícios de um parto normal?
Podemos listar alguns entre os quais:
* Recuperação mais rápida: 48 horas após o parto normal, a nova mamãe pode ir para casa com o seu bebê. Em alguns casos, onde os médicos realizaram a episiotomia, um pequeno corte lateral na região situada entre a vagina e o ânus, para facilitar a saída da criança, a cicatrização geralmente leva uma semana.
* A criança respira melhor: quando passa pelo canal da vagina, o tórax do bebê é comprimido, assim como o resto do seu corpo. “Isso garante que o líquido amnéstico de dentro dos seus pulmões seja expelido pela boca, facilitando o primeiro suspiro da criança na hora em que nasce”, explica Rosangela Garbers, neonatalogista do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.
*Acelera a descida do leite: “Durante o trabalho de parto, o organismo da mulher libera os hormônios ocitocina e prolactina, que facilitam a apojadura”, afirma Mariano Sales Junior, da maternidade Hilda Brandão, da Santa Casa de Belo Horizonte. No caso da cesárea "marcada", a mulher pode ser submetida à cirurgia sem o menor indício de que o bebê está pronto para nascer. Daí, o organismo talvez secrete as substâncias que deflagram a produção do leite com certo atraso.
* Cai o mito da dor: por mais ultrapassada que seja, a imagem de uma mãe urrando na hora do parto não sai da cabeça de muitas mulheres. Segundo Washington Rios, coordenador da maternidade de alto risco do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, não há o que temer. “A analgesia é perfeitamente capaz de controlar a dor”, afirma. Isso porque há mais de dez anos os médicos recorrem a uma estratégia que combina a anestesia raquidiana, a mesma usada na cesárea, e aperidural. “A paciente não sofre, mas também não perde totalmente a sensibilidade na região pélvica”, explica a anestesista Wanda Carneiro, diretora clínica do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Dessa forma, ela consegue sentir as contrações e até ajudar a impulsionar a criança para fora.
Bom gurias, certamente existem outras vantagens que posso não ter colocado aqui, mas já dá para se ter uma idéia dos benefícios de um parto normal para a mamãe e para o bebê né? Acho importante dizer que também acho o parto normal bem menos "traumático" para o bebê, pois neste processo o bebê atua ativamente, junto com sua mamãe. A saída é o final de um processo e nao apenas a retirada dele dentro do corpo de sua mamãe, que nas ultimas 39/40 semanas foi sinônimo de proteção, calor...
Para finalizar, encontrei este video no Baby Center que nos mostra através de uma animação, como é o parto normal! Eu achei super legal, espero que vocês gostem!
E vocês, tiveram parto normal? Como foi?
Contem pra gente!
Amanhã , o parto cesárea!
Fonte: Baby Center, BEBE.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário