MãesOnline

MãesOnline

anuncio

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rubéola & Gravidez: Que cuidados tomar?


Gurias, uma doença que temos que cuidar muito quando falamos em gravidez, é uma doença que certamente muitas já ouviram falar mas, talvez não seja de conhecimento de todas suas repercussões numa mulher grávida.
rubéola é uma doença infecciosa viral, transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas da saliva através da tosse e do espirro e embora ela, normalmente, não seja uma doença grave, ela é extremamente perigosa para as mulheres grávidas, podendo acarretar alguns problemas para o nenê.
Desta forma, se você sabe que nunca teve rubéola nem tomou a vacina tríplice viral, o melhor que tem a fazer é se vacinar antes de tentar engravidar. Depois, espere pelo menos um mês antes de começar as tentativas de engravidar para que seu corpo tenha tempo suficiente de se livrar do vírus injetado e para que não haja risco de transmiti-lo ao bebê. 
O risco de seqüelas em função da doença, vai variar de acordo com o trimestre que a futura mamãe se encontra quando teve a doença.  No primeiro trimestre gestacional , que é quando os órgãos do bebê estão se formando há um grande risco de alterações morfológicas no feto.
Neste período também pode ocorrer um aborto espontâneo em função da doença. 
Já, quando a infecção acontece no segundo ou terceiro trimestre, as alterações podem ser no sistema nervoso central, causando problemas na visão da criança. 
Além disso, se a futura mamãe teve a doença durante a gestação, é importante que se mantenha uma maior observação do nenê, após o nascimento,  pois existem casos em que a criança nasce sem nenhum problema aparente, mas pode apresentar futuramente alterações neuropsicomotoras, como atrasos para sentar ou falar, por exemplo. 
A vacina contra a rubéola deve ser feita antes da mulher engravidar, de forma que a gravidez em si já é uma contra indicação para a vacina! 
Bom gurias, fica o alerta para que todas possam se proteger e desfrutar de uma gravidez tranqüila imune desta doença! 




Fonte: Baby Center e Revista Crescer
Fotos: Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...