MãesOnline

MãesOnline

anuncio

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Música & Crianças


Gurias, alguém têm dúvida da importância da música em nossas vidas? Vai dizer, quem não têm uma trilha especial para aqueles momentos importantes que vivemos (namoro, noivado, casamento, gravidez, parto,etc...)?
E quando estamos grávidas? Aquela musiquinha que cantamos e cantarolamos para os bebês ainda dentro de nossas barrigas, e que juramos que eles já escutam e, inclusive respondem, chacoalhando os pezinhos, ou, acalmando-os num momento de maior agitação. 
E quando eles nascem que colocamos essas mesmas musiquinhas e ficamos estarrecidas com a facilidade deles se acalmarem com uma música que parece "papo antigo" entre a dupla (ou trio). 
Bom, gurias, mas por que tudo isso? 
Por que a música é algo que, mesmo que não nos demos conta, está presente desde os nossos primórdios. E é algo que, incrivelmente, estabelece laços afetivos e um maior vínculo entre a mãe e seu bebê desde o início dessa história. Depois quando a criança vai crescendo, as influências vão se multiplicando e a música também ganha um grande papel na estimulação de nossas crianças. Aliás, tem coisa mais fofa que a criança balbuciar e balançar todo seu corpinho pequeno ao ouvir uma musica que gosta e reconheça? 
Neste contexto, eu sou fã número 1 dos dvds de músicas (tipo XSB, galinha pintadinha e outros), pois eles são uma fonte de estímulos para as crianças. Tá não vou entrar no mérito de quantas horas uma criança pode ficar na frente da TV,etc, mas sim no lado positivo que estes, quando bem utilizados, trazem para nossos filhotes
A música nos embala, nos ensina, nos fascina, desde sempre... E também mexe com nossa coordenação e nossa noção corporal, pois quando dançamos mexemos sei lá quantos músculos em em nosso corpo... Músicas como a da Xuxa: "mão na cabeça, mão na cintura, um pé na frente o outro atrás, agora ninguém pode se mexer...estátua..." faz com que a criança, sob estímulos dos adultos, vá aprendendo (antes mesmo da palavra verbal) o que é sua cabeça, sua cintura, seus pezinhos, etc..
E vocês sabem que hoje existe lugares com aulas de música para crianças? Aulas onde a dupla mãe X bebê participa junta, promovendo não só  muita diversão e estimulação como uma maior conexão das mamães com seus babies. 
é uma aulinha lúdica (me lembrei também do My Gym que já tinha falado para vocês, pois eles usam músicas em todas as atividades), que visa a diversão anterior ao aprendizado que acontece, secundariamente, a tantas descobertas na vidinha da criança. Eu acho o máximo esses tipos de atividades que valorizam o contato da mãe com seu bebê quando eles ainda são pequeninos. 
Mas, então, eis que assistindo o programa Mães & Cia, da GNT (muito bom, aliás, depois farei um post sobre ele) me deparo com uma reportagem sobre a musicalização para crianças pequenas, que legal né?  Bom separei o vídeo para vocês verem, e também para saber a opinião de vocês. 
O que vocês acham? 
Acreditam na importância  da música desde quando somos bebezinhos? 
Não deixem de contar para gente. 



*Ps No video também tem um assunto muito importante que depois vamos falar aqui no blog: parto em casa. Aguardem breve este post pra conversarmos sobre a opiniões de vocês.
* Fotos Google Images

Um comentário:

  1. Renata Nascimento20 de maio de 2011 10:53

    Masss menina na minha primeira gestação, todos os dias pela manhã eu via um clip da Dido, cantava, enfim era um momento maravilhoso pois eu me concentrava muito e cantava...depois que o Vítor nasceu ele escutava no carro ou em qualquer lugar e dormia como um anjo e até hoje os meus dois ilhos amam música...ainda bem hehe!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...