MãesOnline

MãesOnline

anuncio

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aminiocentese: Quando fazer?

Gurias, muitas de vocês provavelmente já ouviram falar no exame da amniocentese e com certeza já pensaram se vale a pena fazer este exame durante a gravidez para investigar alguma alteração genética no seu bebê em função do risco que dizem que ela representa para a continuidade da gravidez.

Mas, vocês sabe mesmo o que é a amniocentese?
A amniocentese é um exame invasivo no qual uma amostra do líquido amniótico é retirada de dentro do útero e examinada em laboratório, para determinar se o bebê possui algum problema de saúde. Trata-se de um exame diagnóstico, o que significa que é capaz de dizer praticamente com certeza se o bebê tem ou não determinado problema.
A amniocentese é um dos grandes avanços no acompanhamento da gravidez. Além de diagnosticar síndromes cromossômicas (como a síndrome de Down), também revela o sexo do bebê e a maturidade dos pulmões dele. 
Geralmente ela é realizada entre a 15a e a 18a semana de gravidez, mas pode ser realizada mais precocemente. É um procedimento ambulatorial, que consiste da introdução de uma agulha longa no lago amniótico, após avaliação da gestação pelo ultra som. Segundo os médicos, é um procedimento simples, rápido, indolor e bem estabelecido, com riscos muito baixos em mãos experientes.
Este exame também pode ser feito mais adiante na gestação se o bebê precisar de nascer antes por alguma razão para que se veja como os pulmões do bebê funcionarão após o nascimento e pode ser usado para encontrar uma infecção em seu líquido amniótico.

Quando se indica este procedimento?
Esse exame não é realizado de rotina numa gravidez normal. A indicação para o exame é o fato de a mãe apresentar um risco maior de ter um bebê com síndrome de Down, dentre eles:

- Idade materna avançada (indicado para mulheres acima de 35 anos);
- Já teve um recém-nascido com defeito na medula espinhal ou cérebro, ou um problema genético.
- Mãe ou pai do bebê tiver histórico de problemas genéticos.
- Malformação detectada ao ultra-som,
- Outros exames pré-natais mostraram que pode haver um problema.
- Determinação do sexo fetal;
- Ansiedade dos pais.
- Histórico de três ou mais abortos.

Existem ainda outras indicações, tais como: exposição a drogas ou à radiação e gestação em mulheres com má história reprodutiva ou ainda alguns casos de reprodução assistida.

Vai doer?
A maioria das mulheres acha que a picada da agulha dói, mas às vezes elas podem sentir mais um desconforto que dor propriamente dita. Depende da sensibilidade da pessoa. O uso de anestesia local pode amenizar um pouco a dor, mas acrescenta mais uma picada. Se você for fazer o exame, tente se concentrar na imagem do seu bebê no ultra-som, para ficar mais calma.

Depois do procedimento a mulher pode sentir cólicas, que normalmente são leves, mas para algumas são mais doloridas. O médico deve recomendar repouso depois do exame, por pelo menos 24 horas, e prescrever medicamentos para a dor, se necessário.

Quanto tempo leva para eu saber dos resultados?
Se o bebê estiver sendo examinado por problemas genéticos, poderá levar de 1 a 3 semanas.
- Se os pulmões do bebê forem examinados, poderá saber os resultados em 1 ou 2 dias.

Quais os riscos deste exame?
Embora a amniocentese seja considerada um exame seguro, trata-se de um procedimento invasivo, que sempre tem riscos. Cerca de uma em cada 200 mulheres acaba sofrendo uma infecção ou algum outro tipo de complicação em consequência da amniocentese, que levam à perda do bebê. Outras mulheres têm um pequeno sangramento vaginal ou perdem um pouco de líquido amniótico.

O risco continua existindo mesmo quando a amniocentese é feita mais tardiamente, no terceiro trimestre, por exemplo.
Dentre as conseqüências da  amniocentese a gestante pode ter::
- Muita perda de sangue.
- Infecções.
- Ferir o bebê, a placenta ou o cordão com a agulha.
- Rompimento precoce da bolsa de águas.
- Dores de parto ou contrações precoces.
- Aborto. (Menos que 1 em 200 mulheres têm aborto
devido à amniocentese.)

Se depois do exame você sentir os seguintes sintomas, é importante que busque ajuda médica para ser assistida o mais rápido o possível:
 -Começar a ter contrações ou cólicas intensas. (É normal ter alguma cólica por um curto tempo).
- Estiver sangrando ou com qualquer saída de líquido pela vagina que flui sem parar. (É normal ter uma pequena mancha ou gotejamento primeiramente).
- Tiver febre.
- Tiver qualquer mudança que preocupe.
Bom gurias, acho que o importante é a mãe estar segura com relação à este exame e, principalmente, poder estar preparada para o resultado. De qualquer maneira os pais ficarem sabendo mais cedo em caso de alguma alteração genética, permite que eles possam elaborar essa nova realidade e se preparar para receber com muito amor e carinho este bebezinho que está por vir.
 O prévio conhecimento dos defeitos congênitos que o bebê pode ter facilita, inclusive, os manejos médicos seguintes ao parto, pois o médico pode já estar preparado para os cuidados necessários (preparação da UTI, médicos especialistas, etc.)
E se você tiver que fazer este exame, mas está com medo, com receio, converse com seu médico até estar mais segura, mas também (e principalmente, em minha opinião) fale com seu marido, conversem sobre o exame sobre as inseguranças, pois nada melhor do que um casal em sintonia, juntos e caminhando na mesma direção neste percurso de 9 meses.


Fonte:Boa saúde e Baby Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...