MãesOnline

MãesOnline

anuncio

terça-feira, 10 de maio de 2011

Infertilidade: Por que está demorando para engravidar?

Bom, gurias apesar de sabermos que pode levar um certo tempo para que um casal engravide, quando efetivamente este tempo começa a aumentar, uma série de ansiedades e dúvidas podem surgir deixando a mulher muito preocupada.
Também sabemos que não podemos nos estressar muito e que o melhor é "deixar rolar", mas, aí o  problema é que quando um casal quer muito engravidar e mês, após mês vem a frustração, me atrevo a dizer, que é quase impossível relaxar... (Minhas amigas que comentam: quem souber como fazer isso me ensina rsrs!). Aí é uma guerra da cabeça X corpo...
Mas quando devemos começar a nos preocupar e investigar para saber se temos algum problema?
A maioria dos médicos destacam que se você está tentando engravidar, por pelo menos 1 ano, ou 6 meses para quem já tem mais de 35 anos, sem sucesso, talvez seja o momento de procurar por um auxilio e marcar uma consulta com seu ginecologista.
O médico inicialmente começará fazendo perguntas ao casal, a fim de conhecer o histórico de cada um e averiguar como anda a saúde do casal. Certamente pedirá uma bateria de exames , tanto para a mulher quanto para o homem.
Se os resultados não apontarem nada (o que é muito comum) certamente o médico fará algumas orientações para pequenas mudanças na rotina do casal , no entanto se alguma alteração for identificada o mais provável é que ele encaminhe o casal para um especialista em fertilidade que dará início à uma investigação mais detalhada. Os sistemas reprodutivos da mulher e do homem são extremamente complexos, mas os especialistas são treinados para desvendar e, com um pouco de sorte, consertar quaisquer anomalias nessas incríveis "máquinas".
O especialista vai querer saber mais detalhadamente sobre o ciclo menstrual da mulher, bem como sobre a vida intima do casal, como freqüência das relações, quando elas são feitas, etc. Mesmo que pareça que você está sendo "investigada inteiramente" saiba que isso é para seu próprio bem, pois, quanto mais informações, melhor para o médico.
Possivelmente alguns exames serão repetidos e, dentre os que o especialista pode solicitar estão:

ultrassonografia: para checar se útero, trompas e ovários estão saudáveis
* acompanhamento do desenvolvimento de folículos: através de uma série de ultrassons, os médicos verificam se os óvulos estão amadurecendo conforme o esperado dentro dos ovários
* histerossalpingografia (HSG): um contraste é injetado através do colo do útero e depois é feito um raio X para observar possíveis obstruções ou outras anomalias nas trompas e no útero
* laparoscopia: uma pequena câmera é introduzida no corpo para procurar obstruções nas trompas, num procedimento que chega a ser cirúrgico
* histeroscopia diagnóstica: também utiliza uma pequena câmera para analisar problemas na região uterina * biópsia de endométrio: o médico pode retirar uma minúscula amostra de tecido da parede que reveste o útero, o endométrio, para análise.

Para os homens, o médico poderá solicitar uma análise do sêmen que pode detectar possiveis anomalias.
Gurias, quando falamos de uma "infertilidade", estamos falando de algo que por si só já traz muita ansiedade, portanto o melhor que temos à fazer é procurar ajuda, para termos certeza que estamos sendo bem assistidas. Muitas vezes um diagnóstico pode ser feito, mas como estamos falando dos "mistérios do corpo humano", em alguns casos a infertilidade pode ser mais complexa o que impossibilita uma diagnostico mais preciso.
Em alguns casos (+/_  20%)  os exames não revelam nada de errado com nenhum dos parceiros, e o casal apresenta uma "infertilidade sem causa aparente" (Isca). Mas mesmo esse tipo de caso pode ser resolvido com tratamentos como uso de medicamentos especiais e técnicas de reprodução assistida. Ah, e há também os casais que em plena investigação, engravidam normalmente, por meios naturais. Quem vai entender o corpo humano hein?
Bom, mas de qualquer maneira, o importante, na minha opinião, é o casal poder estar junto nessa busca, apoiando um ao outro, e buscando sempre tentar ocuparem às suas cabeças com outras coisas, para a gravidez não se tornar numa obsessão.
As vezes um acompanhamento psicotérapico pode ser muito importante, pois , a mulher ( ou o homem) pode ter um espaço unico, singular para poder expor e pensar sobre suas idéias, ansiedades e pensamentos.Eu aconselho!
E você, demorou para engravidar?
Teve que fazer umaninvestigação mais minunciosa?
Conte pra gente!
Amanha vamos falarc das causas mais comuns para a infertilidade!


*fonte: Baby Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...