MãesOnline

MãesOnline

anuncio

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Período Fértil

Bom, já que estamos inicialmente falando dessa preparação para uma gravidez, vou fazer uma pergunta que pode até parecer boba e simples, mas na verdade não é: você sabe quando é seu dia ou seu período fértil?
Para quem quer engravidar é muito importante saber como seu corpo funciona e tendo conhecimento de seu período fértil  pode aumentar as chances de uma concepção.
Como já falamos anteriormente a duração de um ciclo depende de mulher para mulher, mas normalmente o período fértil ocorre de 12 a 16 dias antes da menstruação, uma média de 14 dias.Então é necessário saber qual será a data aproximada da próxima menstruação, subtrair 14 e ai teremos o dia aproximado da ovulação (se quiser ter uma idéia do seu período fértil dá uma olhada no post "calculadora da ovulação").

*Como posso identificar se estou no meu período fértil?

Uma das manifestações mais comuns é o muco cervical, isto é, uma secreção transparente que a mulher pode perceber e que se assemelha a uma clara de ovo. Alguns dias antes da ovulação a mulher já consegue perceber esta secreção.
Outra forma de re-conhecer seu dia fértil, é através da temperatura corporal. A mulher pode registrar sua temperatura, que pode ter uma pequena variação diária mas que no dia da ovulação, desce ligeiramente e após a ovulação costuma subir cerca de meio grau em relação aos outros dias.
Outro indicador pode ser o aumento do desejo sexual da mulher que neste período cresce bastante.
Além disso há quem tenha sensações bem particulares tais como :dores de cabeça, dores abdominais, etc.

Gurias, mas sempre é bom ter em mente que muitas vezes qualquer alteração no nosso dia - a -dia pode influenciar nossa ovulação e este período fértil, desde uma viagem (seja de férias ou a trabalho) a um momento mais estressante e atribulado no trabalho. Por tanto o mais legal é que o casal esteja numa boa e possa aproveitar esse momento de tentativas sem ficar preso as datas estimadas, pois temos que cuidar para que ela ao invés de nos ajudar, não acabe atrapalhando e criando uma expectativa maior.

6 comentários:

  1. estava gravida de seis meses e tinha placenta previa meu medico recomendou que não tivesse relação mas mesmo assim perdi o bebe com seis meses ainda estou muito triste isso ja faz dois meses mas vou engravidar novamente

    ResponderExcluir
  2. Olá! Imagino o quão triste estás pela perda que tivestes. São coisas que aconteçem que a gente não entende o por que né?! Mas tenha forças pois, certamente, vais engravidar novamente.
    Dói...2 meses não é nada perto da dor que sentes, mas, em breve terá mais alegrias para contar..com certeza!
    Um abraço
    Flávia

    ResponderExcluir
  3. Nao desanime, pois Deus sempre sabe a hora certa, pois tbem perdi o meu bebe qdo estava de quase tres meses, no começo foi dificil, vivia me culpando, mais o melhor é saber que podemos ter essa bençao novamente e com certeza Deus vai nos dar essa graça.

    ResponderExcluir
  4. Pois é gurias, é indiscutível a dor e a confusão que a perda de um bebê acarreta em nossas vidas, e parece que a gente adora uma culpa né?
    Se não tivesse feito isso, ou aquilo... Acho que todas se fazem esse tipo de cobrança...
    Mas a verdade é que o aborto espontaneo é uma reação do pp corpo e muito provavelmente,não ocorre em consequencia de algo que a mamãe tenha feito...
    Então meninas, é saber que vamos ficar mais trsites, mas temos que resgatar nossa energia pra poder abrir espaço pra uma nova gravidez, que, certamete no momento certo, vai acontecer!
    Força pra vcs e passem por aqui pra comemorar com a gente quando engravidarem novamente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. - oi eu queria saber qual é o meu periodo fertil se minha mestruação dura 5 dias e não é regular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu notas algo tipo um corrimento branquinho? É tipo uma gema de ovo mesmo...
      Esse é um bom indicativo do teu período fértil...
      Uma outra dica é anotar bem as datas da tua mesntruação para teres uma idéia do teu ciclo e poder calcular melhor..e caso tua mesntruação siga muito irregular talvez possas ver com tua gineco o que podes fazer.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...