MãesOnline

MãesOnline

anuncio

terça-feira, 5 de abril de 2011

Ovários Policísticos,você sabe o que é?

Bom gurias, aposto que cada uma de vocês já ouviu falar em ovários policísticos ou conheçe alguém que tenha, mas afinal vocês sabem o que isso significa? Qual a interferência  disto quando se está tentando engravidar?
É muito comum que as mulheres, em algum momento se sua vida, se veja às voltas com  alguma reclamação relacionada à uma alteração hormonal, no entanto existe uma que afeta 10% das mulheres em idade reprodutiva que é essa chamada síndrome dos ovários policísticos.
Nestes casos, os ovários contêm inúmeros pequenos cistos e a ovulação não ocorre regularmente. Os sintomas mais comuns desta síndrome são: aumento de pêlos na região do queixo, abdômen e buço, pele oleosa e acne, aumento de peso, pequenos cistos no ovário detectados por um ultrassom e ciclos menstruais desregulados, fazendo com que a mulher menstrue apenas algumas vezes ao ano (2 ou 3 vezes).
Justamente em função deste ciclo irregular é que a mulher com esta síndrome pode ter dificuldades para engravidar tendo que, em algumas ocasiões, recorrer à outros métodos de fertilização.  
Mas gurias, isso não significa que toda a mulher que tem pequenos cistos no ovário vá desenvolver a síndrome. Para que o diagnóstico seja feito, é preciso uma avaliação médica e que os outros sintomas listados também estejam presentes.
Inclusive há mulheres que já engravidaram e tiveram filhos e que nunca sentiram nenhum sintoma, mas em uma outra ocasião ao fazer um ultrasom decobrem que têm os ovários cheios de mini cistos.
A mulher com ovários policísticos que quer engravidar deve controlar seu peso (uma vez que a obesidade pode ser uma das causas da síndrome) e deve fazer uso de medicamentos que estimulem a ovulação. Caso não der certo, a fertilização in vitro é uma outra possibilidade.
E vocês, tem alguma experiência pra compartilhar com a gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...