MãesOnline

MãesOnline

anuncio

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O primeiro trimestre - para o bebê!

Gurias, o inicio da gravidez é certamente um momento impar na vida de uma mulher que encontra-se as voltas com "n" sentimentos que vão desde a alegria , exitação ao medo e as dúvidas. E não é para menos,  em breve um série de transformações acontecerá com esta "dupla" , e levando em conta este momento inicial, é nele que a maior trasformações de todas acontecerá e, quando finalmente, de duas células simples (o óvulo e o espermatozóide)  vai surgir um novo ser.

Neste contexto, a preocupação com estes 3 primeiros meses é completamente compreensível, pois é neste período que se dá o desenvolvimento embrionário de seu bebezinho, e quando existe um risco de que algum agente externo possa provocar alguma má formação.  Além disso, tem também uma chance maior do aborto espontâneo acontecer, como já falamos em post anteriores (nao lembra? clique aqui!)

Vamos entender o que acontece com seu bebê nesses 3 primeiros meses ? 

Os três primeiros meses da gestação são marcados pela formação de praticamente todos os órgãos do bebê. Mesmo que ele ainda seja muito pequenino, seus orgãos já vão se formando dentro de sua barriga e ainda que a mulher não perceba nada, internamente, uma verdadeira revolução está em andamento em seu corpo.
O óvulo chega ao útero  e, imediatamente,  fixa-se na mucosa uterina ligando-se, dessa forma, aos vasos sanguíneos da mãe e dando origem à placenta. Fixa-se ao útero e começa a se multiplicar: forma-se o embrião. 
Algumas células do embrião vão formar o cordão umbilical e a membrana que protege o bebê. Outras dividem-se para dar origem ao novo ser. 
Ao se fixar no útero, o embrião ainda é menor que um grão de arroz. 
No segundo mês de gestação  já terá cérebro, espinha e um sistema nervoso central simples. 

O coração começa a pulsar na sexta semana, época em que se delineiam pernas e braços e as células ósseas iniciam seu desenvolvimento. Os ouvidos estão em formação e o rosto se esboça com nariz e boca. A língua também é incipiente. 

No início do terceiro mês, o bebê terá, aproximadamente, o tamanho de um morango. Nessa etapa o seu esqueleto vai se definir, mas o principal progresso é o neurológico. O organismo da criança produz cerca de 5 mil células neuronais por segundo, para consolidar a formação do sistema nervoso. 
Com músculos e articulações formados, já curva os dedos dos pés, fecha as mãos, abre e fecha os lábios, faz biquinho, xixi, suga o líquido à sua volta. 
Ele termina o primeiro trimestre com todos os seus principais órgãos internos formados (a maioria funcionando). Está mais protegido contra infecções e drogas e escapa do maior período de risco para malformações congênitas. Pesa em torno de 18 gramas e mede cerca de 6,5 centímetros de comprimento - o equivalente a uma pêra. 

Incrivel né gurias?  É o bebezinho crescendo e se formando quando ainda nem temos a nossa "barriga" pra mostrar. Sem dúvida a barriga já é resultado de "muito esforço" e muito crescimento interno deste serzinho que diariamente vai se fortalecendo. 
E você, tinha idéia de todo este processo que se inicia tão logo a gravidez seja confirmada?
Em seguida post sobre os cuidados que a mamãe deve ter neste período e as mudanças que ela percebe com ela mesma neste primeiro trimestre.

Foto retirada do cordvida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...