MãesOnline

MãesOnline

anuncio

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O primeiro trimestre - para a mamãe!

 

Bom gurias, como já falamos anteriormente o ideal é que a mulher possa se preparar para a gravidez antes mesmo que ela aconteça, adotando hábitos saudáveis e uma dose de cuidados especiais para passar pelo "temido" primeiro trimenste de gestação de uma forma mais tranqüila e segura.
Como as mudanças se dão principalmente em um nível interno, muitas mulheres só descobrem sua gravidez algumas semanas depois, por isso que as mudanças de comportameto já devem ter sido iniciadas. 
De qualquer maneira, se você se descobriu grávida e não estava tomando nenhum cuidado anteriormente, agora é o momento de se cuidar e prestar maior atenção em seus hábitos e custumes. 


Mas, quais são estes cuidados?

 *Suspenda o uso de analgésicos e antitérmicos. Nunca tome nenhum medicamento sem o conhecimento e a orientação do obstetra que acompanha sua gravidez.
Mantenha uma alimentação equilibrada e controlada durante toda a gravidez, de preferência com um nutricionista especializado na orientação de gestantes. O controle dos alimentos é importante, pois previne o aumento exagerado de peso que pode levar a algumas complicações para a gestante e para o bebê;
* Diante do menor atraso menstrual, asmáticas, diabéticas, hipertensas e portadoras de problemas vasculares precisam substituir ou regular as doses dos medicamentos que usam no controle dessas doenças;
Evite a exposição desnecessária a raio X;
*Cremes dermatológicos que contenham ácido retinóico na fórmula não podem ser empregados, pois causam malformações. Por isso, quem está fazendo tratamento dermatológico com medicações deve ter muito cuidado. Há alguns tratamentos cuja indicação é que se espere pelo menos 6 meses após o termino para que a mulher tente engravidar.
Dose os exercícios físicos de acordo com seus hábitos, normalmente diminuindo a intensidade;

Previna-se contra a toxoplasmose. Não coma carnes cruas ou malpassadas e lave muito bem frutas e verduras.
* Durante todo o período da gestação deve ser evitado o uso de fumo, drogas ilícitas e bebidas alcoólicas. Evite também os refrigerantes e carnes cruas, que podem provocar infestações de parasitas ou infecções intestinais.
*A atividade sexual pode ser mantida, desde que não provoque desconforto, dor ou sangramento;
*As roupas e sapatos devem sempre priorizar o conforto da mamãe, sem apertar a barriga;
• As tinturas devem ser evitadas, com exceção dos produtos a base de henna ou os xampus tonalizantes.
• Exponha-se ao sol com muita cautela, principalmente no período entre as 10 e 16 horas. Use sempre protetor solar .  O sol pode causar manchas na pele da futura mamae.
• Suas atividades normais podem ser mantidas, desde que não envolvam riscos para a gestação ou para o bebê, como, por exemplo, trabalhar em ambientes com excesso de fumo, ou com risco de contaminação por metais pesados, venenos, ou ainda com exposição aos raios X.

Gurias, todos estes cuidados visam proteger não apenas a saúde da mamãe, mas também o bebê que passa por intensas transformações neste período inicial da gestação. Poder se cuidar, é um jeito de minimizar as chances de problemas e doenças. 

A gravidez é resultado do amor do casal, e deve ser levada com o mesmo amor e carinho que a produziu. Na verdade o amor da mãe já pode ser visto nestes momentos iniciais, pois cuidar de si já passa a ser ,cuidar do bebê.




Foto retirada do google search 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...