MãesOnline

MãesOnline

anuncio

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Gravidez depois dos 35

Gurias, conversando com umas amigas, surgiu a idéia de escrever mais especificadamente sobre essa faixa etária, pois são tantas gurias que deixam
para engravidar depois dos 35, que essa faixa (35-40) merece um post exclusivo.
Apesar de sabermos que a taxa de fertilidade da mulher vai diminuindo com o passar dos anos, e que aos 35 já temos bem menos chances de engravidar do que aos 20 , a gravidez em mulheres acima dos 35 anos é bem freqüente. Aliás, a gravidez nessa faixa etária têm aumentado ano a ano, e isso não é uma realidade apenas brasileira. Desde o final dos anos 70, houve um aumento significativo da taxa de bebês nascidos de mulheres de 35 a 50 anos de idade.

Tá,mas e quais são os riscos?

Bom, em primeiro lugar, um gravidez sadia vai depender muito da saúde da mãe e de seus hábitos antes e durante a gravidez, por isso que é muito importante a mulher começar a planejar a sua gravidez antes mesmo dela ser concebida (Já leste a gravidez de 12 meses? clique aqui!). Independente da idade a mulher tem que se cuidar SEMPRE.
Mas com a idade, surgem sim alguns complicadores que devem ser levados em conta. A partir dos 35 anos, começa a aumentar  progressivamente o risco para síndrome de Down e outrar alterações cromossômicas. Além disso após os 35 aumentam também as chances da mulher desenvolver diabetes e hipertensão.
Com relação à sindrome de Down, as chances começam a ser de uma para 300, a partir dos 35 anos e, infelizmente, não há como reverter o quadro.
Para uma gestante nesta idade, são super indicados dois exames que podem identificar alguma alteração genética,  sendo eles, a biópsia do vilo corial, na 13° semana, e a amniocentese ,na 15° semana, 
Ambos os procedimentos são evasivos, sendo que o médico pode recomendar um dos dois ou os dois. (Em breve um post sobre estes procedimentos)
As grávidas acima de 35 anos também estão mais sujeitas a um aborto espontâneo, de forma que depois de confirmada a gravidez, a mulher deve fazer um exame de ultra-som para verificar se o embrião está dentro do útero e se a gestação é única ou múltipla. Mulheres com mais de 35 anos também estão mais propensas a ter gestações múltiplas, anômalas ou fora do útero.
É claro que uma mulher de 35 anos, provavelmente é uma mulher que trabalha bastante, tem um certo nível de stress em seu cotidioano, e ela vai ter que aprender a ir baixando a velocidade para receber um bebê e cuidar da sua prórpia saúde.
De qualquer maneira os cuidados indicados à mulher que quer engravidar aos 35 são os mesmos que damos à uma mulher mais jovem: vida saudável, com hábitos legais, sem álcool, bebida, cafeína, e com a prática de exercícios físicos, entre outros.
 Então meninas, não desanimem! Basta se cuidar e ficar bem atenta para que sua gravidez seja bem saudável e repleta de alegrias e satisfações. Eu mesma, não consigo contar nos dedos das mões o número de amigas que tiveram filhotes saudáveis nesta idade!
E você, que idade têm? Está tentado engravidar?
Conte para a gente!




*foto retirado do cienciahoje.pt

9 comentários:

  1. Em 2008, aos quase 32, tentei minha primeira gravidez, que resultou ectópica e acabei tendo que operar para a retirada da trompa inflamada. Depois disso, por uma série de motivos, não tentei engravidar novamente.
    No fim deste ano, completo 35 e estou me preparando para pensar novamente em gravidez. Por tudo que foi falado no tópico (e dentro da linha da gravidez de 12 meses!), já venho desenvolvendo um programa de atividades físicas, cuidando da dieta e pensando em outras providências em relação ao dia a dia. Pois sei que não sou mais uma menina, que devo dispensar uma atenção a mais nessa fase, mas também sei que, se eu estiver bem cuidada, as coisas podem sair direitinho agora!

    ps: estou adorando o blog, já salvei nos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice!
    Obrigada pelo elogio! Que bom que está gostando do Blog...ele é feito com muito carinho!
    Que legal que estás te planejando, e preparando para uma nova gravidez. Dessa vez dará tudo certo, com certeza, e nada melhor do que poder estar bem para a chegada de um bebê.
    Imagino como deves ter ficado assustada com a tua 1 gravidez, e com os procedimentos que tivesses que fazer em função dela ter sido ectópica, mas agora é bola pra frente e esperar por um(a) nenêzinho (a) que certamente virá no momento certo!
    Boa sorte e depois não deixe de compartilhar com a gente!
    E mande sugestões de temas que gostaria de ler, pra que o blog seja sempre interessante e com assuntos relevantes!
    Beijos,
    Flávia

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia!
    Muito legal teu blog! Ainda nao tenho babies, mas em 2012 vai chegar a minha vez =) até pq eu sou apaixonada por bebes! Adorei todos os assuntos que vc falou!
    Vi teu post em um blog que falava de roupinhas da Ralph Lauren e como eu vendo, resolvi passar aqui! Tenho modelos lindíssimos por precinhos bem acessíveis! Se tiver interesse, é só falar comigo pelo e-mail: ladybug.baby@ymail.com!
    Beijos e boa sorte no Blog!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Bruna!
    Anotei teu email e qualquer coisa entro em contato certo!
    Beijos,
    Flavia

    ResponderExcluir
  5. Fabiana Duarte Amaral26 de abril de 2011 às 16:51

    ..Nada como se preparar para esperar a chegada de um filho(a)! Mesmo com idade mais avançada é possível sim termos uma gravidez saudável e sadia, e os cuidados pré concepção são importantíssimos, tanto para a mamãe quanto para o nenê!
    Tenho 35 Anos e estou esperando uma menininha...estou com 16 semanas e tudo aconteceu de forma super tranquila e natural!
    Segue a dica, de que se cuidar é sempre importante..pra engravidar é mais importante ainda!!! beijos..e AMO teu blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Fabi! é isso ai! Grávida aos 35 com saude, e curtindo muito essa menininha que virá! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olaaa..tenho 27 e estou no final na gravidez, mas vim animar as meninas que desejam o bebe depois dos 35... tenho mtas amigas no trabalho que tiveram o 1° depois dos 35..importante salientar que é o primeiro pq o segundo depois dos 35 nao é dificil.
    Tem uma amiga de 36 que ganhou a pouco o bebe e uma de 37 que esta de 5 meses..entre outras varias amigas.
    Observo mto essa tendencia de ter o filho mais tarde..acho que as mulheres estao pensando na estabilidade primeiro!
    Um beijo grande
    Kelly

    ResponderExcluir
  8. Oi Flávia...
    Adorei seu blog. Meu nome é Karina Ribeiro, estou já com 38 anos e descobri a gravidez a semana passada, há 3 anos tinha tido um aborto e não esperava mais vir, mais Deus me deu esse presente, estou tomando todas as precauções necessárias para que meu bebê nasça com saúde, á fiz todos os exames necessários e também a ultra som. está tudo normal, mas por precaução a médica me pediu para usar progesterona natural, pelo ato de já ter tido o aborto, graças a deus tudo está indo muito bem. Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina!!! Que surpresa boa esta hein?
      Parabéns pela tua gravidez e é isso aí..é só tomar todos os cuidados que já estás tendo que com certeza terás uma gravidez tranquila, saudável e em breve teu bebe estara em teus braços trazendo o maior amor do mundo pra tua vida!
      Fico feliz que tenhas gostado do Blog!!!
      Beijos
      Flávia

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...