MãesOnline

MãesOnline

anuncio

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Gravidez de 12 meses

Navegando por ai, encontrei no blog da cegonha feliz um post que dá nome há algo que a gente vem falando e que eu, particularmente, acredito muito. Gravidez de 12 meses! Mas o que isso quer dizer mesmo?
Bom, pra ínicio de conversa, este conceito "Gravidez de 12 meses" - ou "One Year Pregnancy" - foi criado pelo ginecologista e obstetra Prof. Sérgio Peixoto, autor do livro "Pré-natal" que aborda, entre outros aspectos, a importância da orientação médica durante a pré-concepção do bebê (que consiste no momento em que o casal interrompe a contracepção e decide pela gravidez).
Segundo ele o ideal é que o casal planeje a gravidez pelo menos 3 meses antes da concepção , pois assim é  possível avaliar os cuidados e os riscos com a saúde da mãe, podendo prever, tratar e diagnosticar qualquer enfermidade , além de tratar eventuais doenças que a futura mãe possa estar apresentando.
Para ele, quando vamos fazer uma viagem, normalmente nos planejamos com antecedência, organizamos o roteiro com hospedagem, passeios e demais preparativos para minimizar os riscos e poder aproveitar a viagem ao máximo. Com a gravidez deveria ser a mesma coisa, destacando que a concepção planejada pode trazer benefícios à saúde da mãe e do feto".
Todo este aconselhamento é importante para que se crie um ambiente adequado à gestação. Inicialmente, são discutidos aspectos emocionais, como planos, motivações e expectativas para em seguida, ser feita uma avaliação clínica e solicitados exames ginecológicos e gerais para rastrear doenças, como infecções, problemas cardíacos, disfunções endócrinas, hipertensão, diabetes, entre outras."O entusiasmo é grande quando se está planejando engravidar, mas, para a normal evolução da gravidez, é preciso que os pais estejam saudáveis antes de ela se iniciar".
Bom gurias, na verdade este especialista acabou dando nome a algo que eu acho super importante. Poder se preparar para a gravidez não apenas fisica, mas psíquicamente é algo que só pode fazer bem para a mãe e para o bebê.
É indiscutível a quantidade de transformações que aconteçem com a mulher, e com o casal durante estes 9 meses, e poder estar em sintonia e em cuidado com o que está por vir certamente dá um diferencial para este casal e para a futura mamãe.
Certamente a gravidez começa "na cabeça", vocês não acham?

2 comentários:

  1. Camila Michalski Jaeger6 de abril de 2011 às 17:08

    Que conceito genial esse de gravidez de 12 meses!!
    De fato, sempre programamos tanta coisa na vida e quando se trata de algo tão importante como engravidar acabamos "deixando rolar".
    Acho que o planejamento ou preparação que mais percebo acontecer é quanto ao momento profissional ou financeiro do casal.
    É bem raro ouvir alguma amiga contar que está tomando vitaminas, fazendo pilates, terapia, dieta ou qualquer outro cuidado específico para engravidar. Acho que aí também entra a questão de criar expectativas, algumas mulheres podem viver esse "período preparatório" com muita pressão.....sei lá, vc diz que está fazendo exercícios específico pra fortalecer a região abdominal e pélvica para o parto e toda vez que cruza com a sua amiga na Padre Chagas ela pergunta se vc já engravidou! hehehehh
    De qualquer forma, ACHO que não é motivo pra não se cuidar, ao contrário, se a pressão tá grande demais, é um ótimo motivo pra buscar terapia!! ;)
    bjin Flá, estou adorando o blog!

    ResponderExcluir
  2. Adorei Camila! E viva a terapia né! rsrs. aliás, uma outra bela maneira de preparar a cabeça pra receber um bebezinho não achas?
    Eu sou completamente suspeita pra falar sobre isso!!!!
    Concordo com o que falastes...tem coisa melhor que poder se cuidar e planejar a chegada de um bebê com muito amor, carinho e saúde?
    Bjs!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...