MãesOnline

MãesOnline

anuncio

terça-feira, 29 de março de 2011

Ácido Fólico: o que é e porque tomar antes mesmo da gravidez?

Toda mulher que pretende engravidar deve ter uma série de cuidados com sua alimentação e hábitos antes mesmo que a gravidez aconteça. Poder se preparar para a chegada de um bebê adotando um estilo de vida mais saudável pode diminuir e muito as chances de alguma alteração congênita no bebê.
Saber comer bem na gravidez é fundamental e é ai que entra o ácido fólico.
O ácido fólico é uma vitamina (do complexo B) presente em vários alimentos tais como: espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo, e seu consumo ajuda a prevenir defeitos na formação do tubo neural de seu bebê.  
Muitas vezes, apenas a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, de forma que, é comum que os médicos recomendem uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
Alguns especialistas sugerem que se começe a tomar o suplemento antes mesmo da gravidez, pois a formação do tubo neural acontece muito no princípio da gestação, quando muitas vezes a gravidez ainda nem foi detectada pela mulher. Sem o ácido fólico o tubo neural pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia. Além disso o ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
Poder planejar a gravidez e iniciar todo um ambiente de cuidado para esperar pelo seu bebê é sem dúvida um ato de amor da mulher. Portanto procurar por um médico que possa fazer todas essas indicações e orientações é fundamental. Somente assim a mulher estará bem assistida e com todas as indicações personalizadas à seu corpo e sua história de vida.
Antes de começar a tomar qualquer coisa (incluisive o suplemento de ácido fólico) procure seu (a) médico (a) para que ele lhe dê essas cordenadas seguras para a viagem que em breve se iniciará.
e você, tem algo que queira compartilhar com a gente da sua experiência?
Você tomou o ácido fólico?

2 comentários:

  1. ola!

    estou querendo engravidar em dezembro (estamos em junho) e a minha medica jah me recomendou o acido foilico. na verdade, ela me recomendou que tomasse a vitamina de prenatal. achei um pouco estranho, mas jah estou fazendo isso! ela disse tambem, que assim que comecar a tentar engravidar, devo cortar alcool, cigarro e diminuir a cafeina. tambem disse que preciso comer muito saudavel a partir de agora! soh espero que nao demore muito para engravidar, jah ouvi mulheres que demoraram 1 ano.... heheheh

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Esse momento de comecar a planejar uma gravidez eh muito gostoso neh?!
    Pelo visto estas bem orientada, pois as orientacoes que recebestes sao as que os medicos normalmente dao para que a mulher esteja com o corpo "saudavel" para a chegada de um bebe!
    Boa sorte pra ti, e nao deixe de acompanhar o Blog! Depois conta pra gente quando engravidar... Tu ainda estas usando algum metodo anticontraceptivo?
    Abracos, Flavia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...