MãesOnline

MãesOnline

anuncio

sexta-feira, 18 de março de 2011

Você sabe como funciona seu ciclo menstrual?

Já que estamos falando de gravidez, você sabe como funciona nosso ciclo menstrual? 
De uma maneira geral um ciclo menstrual normal dura em torno de 28 dias, a contar do dia que você menstruou até o primeiro dia da menstruação seguinte. Algumas mulheres podem ter o ciclo um pouco mais curto, ou ainda mais longo sendo que há mulheres com um ciclo de ate 35 dias.
Podemos dividir o ciclo menstrual em três partes: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea.

Fase Folicular: Neste período, o hormônio folículo estimulante (o FSH) estimula o desenvolvimento de um folículo no interior de um de nossos ovários, que por seguinte produzira um óvulo maduro. Os efeitos na mulher? Ficamos mais femininas, sensível e com a feminilidade acentuada. O corpo da mulher inicia seus preparos para uma gravidez sendo que as transformações no endométrio se iniciam para receber um óvulo fecundado.

Fase Ovulatória: Neste período que em geral se dá na metade do ciclo menstrual da mulher (cerca de 14 dias após o primeiro  dia de menstruação) o óvulo é liberado pelo ovário.
Fase Lútea: Neste período o folículo começa a produzir um hormônio denominado progesterona e passará a ser chamado de corpo lúteo. A progesterona, juntamente com o estrogênio, rege o desenvolvimento do revestimento do útero (o endométrio) preparando-o para a chegada do óvulo, que no interior da tuba uterina será fertilizado pelo espermatozóide masculino.
Chamamos este óvulo fecundado de embrião.
Caso não ocorra a implantação do embrião no útero, nas semanas seguintes a ovulação ocorrera a redução destes hormônios e a conseqüente descamação do endométrio dando inicio a uma nova menstruação da mulher e (re) começando um novo ciclo.
(* baseado num ciclo menstrual de 28 dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...