MãesOnline

MãesOnline

anuncio

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Coleiras para crianças

Gurias, o assunto de hoje não é novo mas, provoca muitas discussões por aí, normalmente, dividindo as mamães em dois blocos distintos: as que defendem e as que discordam. 
Bom, a minha idéia não é incrementar um, ou outro lado, tampouco julgar, mas apenas dividir com vocês algumas das minhas impressões e saber o que vocês acham sobre o uso das "coleiras" nas crianças. 



Estava passeando na praia, quando no sentido inverso vem um homem usando a tal coleirinha  em uma criança que mal tinha seus dois aninhos (o que pude perceber pela maneira de andar do fofo menininho). 
Confesso que na hora me deu um mal estar, pois o gurizinho que estreiava seus passinhos ia avançando enquanto o adulto "liberava"ou "segurava"a faixa que prende no peito da criança. 
Sério a imagem não é a das melhores de ver, eu particularmente, não gosto nem de ver os donos de cachorrinhos puxando-os de maneira abrupta na coleira, quando é com crianças então...menos ainda. 
Normalmente quem usa, argumenta que se sente mais tranquilo pois pode "controlar"melhor seu filho, mantendo-o em segurança em ambientes fora de casa (onde provavelmente a criança poderia se perder com mais facilidade, como por exemplo: shopping, aeroporto, etc..) 




Sei que cada pai, cada mãe vai fazer aquilo que acha o melhor para seu filho,  e cada um vai ter seus motivos próprios para usar ou não a coleirinha. 
A única coisa que me chama a atenção é que o controle e a proteção fica representada por um objeto externo, quando na verdade ao longo do desenvolvimento isso vá tendo que ser internalizado. Sem dúvida educar, conter e proteger uma criança não é tarefa das mais fáceis e exige um esforço (mental e físico) incessante por parte dos cuidadores. 

Me preocupa apenas, aqueles que, por escolha de não terem muito "trabalho" recorram a esta coleirinha como única forma de controlar uma criança. 
Mas, como cada um sabe como lidar com seus filhos, queria saber de vocês o que pensam sobre este assunto: 
Já usaram a coleira?
O que acham?
Compartilhem com a gente! 









Fotos: Google

6 comentários:

  1. Oi, Flávia!
    Esse assunto, realmente, é polêmico...
    Eu ainda não tenho filhos, mas digo que, quando tiver um, vou usar a "coleira" em situações específicas. Mas mesmo uma afirmação assim causa estranheza, alguns colegas que têm filhos tendem a criticar quem faz uso das coleirinhas.
    Por outro lado, recentemente estive na Disney e vi muitas crianças com essas coleirinhas pelos parques.
    Concordo com vc no fato de que a coleira não pode ser a única maneira de conter uma criança. Ensiná-la a obedecer aos pais exige repetição de comportamento, insistência para que ela pare e escute, incentivo e reconhecimento quando ela obedecer. E acho que, em algumas situações, o risco de perder uma criança na multidão deve ser considerado... por isso acho que o ideal é, nas situações normais, educar a criança sem a coleirinha, e se for o caso deixá-la para as condições extremas.
    Mas, enfim, sei que o meu comentário pode causar polêmica, só quis expôr um ponto de vista de quem não vê somente o lado ruim das coleiras...

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice! Obrigada pela tua opinião! Independente de gerar ou não polêmica, acho que cada uma de nós tem direito a uma opinião própria e, a cima de tudo, fazer aquilo que lhe deixa mais a vontade.
    E aos outros, cabe respeitar.
    Talvez as críticas intensas, venham justamente pela estranheza e o desconforto que as coleirinhas causam....(pra quem vê e para as crianças).
    Mas a idéia do post foi exatamente essa: saber de vcs a opinião à respeito do tema!
    Obrigada!
    Beijos,
    Flávia

    ResponderExcluir
  3. Queridas...tenho 2 filhos,Bianca de 7 anos e Gianlucca de 5 anos bem "curiosos" que em algumas situações é bem difícil controla-los.Penso que em situações extremas, como na escola para algum passeio,ou a própria situação viviada por mim de ter que andar com os dois ainda pequenos e malas em um aeroporto movimentado, fica muito mais fácil sentir segurança com as crianças na colerinha.Mas tem um contraponto do conforto da criança e também de estar conhecendo seus limites, de até onde pode ir sem causar nenhum perigo.Realmente o tópico é complicado,pois como mães queremos sempre o bem dos nossos filhos!Beijos Flávia.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de sabernonde eu possoncomprar

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de sabernonde eu possoncomprar

    ResponderExcluir
  6. As crianças tem uma poder de empatia, dialogo incrível. Sou a favor dos elos, do ensinamento, vamos alimentar isso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...