MãesOnline

MãesOnline

anuncio

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pré Natal: Ultra - Sonografias na gravidez

Gurias, eu estava dando uma olhada no site TopBaby, e encontrei esta matéria que hoje vou reproduzir aqui, pois achei ela bem importante e bem esclarecedora. 
Acho que a maioria das mulheres que se descobre grávida fica contando os dias para poder fazer a primeira ultra e poder enfim, ouvir o coração de seu bebezinho e se certificar que está tudo bem. 
Mas ao longo dessas 40 semanas tudo vai se desenvolvendo ao seu tempo e fique atenta pra não perder o tempo adequado para cada ultra-sonografia. 
Uma pequena ressalva para a ultra inicial, pois na ansiedade muitas mamães fazem ela antecipadamente o que pode não ser muito bom não, uma vez que se ela for feita precocemente (ainda na quinta semana) é bem possível que você não veja o bebê, tampouco o seus batimentos cardíacos. Acho que vale a pena aguardar mais um pouquinho e faze-la a partir da sexta semana, para então poder efetivamente ver e ouvir seu bebê... O que vocês acham???
Bom, mas vamos lá: 



Primeira
Para que serve - Saber se o óvulo está alojado no útero (gravidez tópica, normal) ou nas trompas (gravidez tubária, que deve ser interrompida). No primeiro caso, constata a presença do saco gestacional, contendo o embrião, com seus batimentos cardíacos.
Tipo - Transvaginal.
Quando se faz - Entre o 40º e o 52º dias, depois do começo da última menstruação.

Segunda
Para que serve - Acompanhar o desenvolvimento do feto e da gravidez. E, ainda, avaliar a translucência nucal. Ou seja, checar alterações no tamanho do pequeno edema que todos os fetos apresentam na nuca. Quanto maior, mais riscos para um diagnóstico de síndrome de Down.Tipo - Transvaginal. Para a translucência nucal faz-se ultra som abdominal.Quando se faz - Entre a 11ª e a 13ª semanas da gestação.

Terceira
Para que serve - Checar a formação dos membros, ossos, da cabeça, das vértebras e de outros órgãos do feto.Tipo - Abdominal.Quando se faz - Entre a 20ª e a 22ª semanas da gestação.

Quarta
Para que serve - Verificar o desenvolvimento fetal e o fluxo de sangue no útero, na placenta e no feto.Com se faz - Abdominal.Quando se faz - Em torno da 30ª semana.

Quinta
Para que serve - Avaliar a funcionalidade da placenta e o bem-estar do bebê.Como se faz - Abdominal.Quando se faz - No final da gravidez.

Consultor: Dr. Carlos Dale, ginecologista e obstetra. Chefe de Setor de Videolaparoscopia do Instituto Fernandes Figueira/RJ

Fonte: Site Topbaby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...