MãesOnline

MãesOnline

anuncio

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Menino ou Menina? Feminino ou Masculino?

Gurias, a idéia deste post é antiga e o assunto nem está mais tão em pauta, mas acho super válido conversarmos um pouco sobre essa história de tratarmos menininhas como menininhos e menininhos como menininhas. 
Vocês lembram de álguém? Famoso? AJ?


Pois é, acho que o "caso"mais conhecido é o da filhinha da Angelina Jolie, a Shiloh que volta e meia é vista por aí vestida como menino, com trejeitos cada vez mais masculinos e corte de cabelo para acompanhar. 
O assunto já foi capa de várias revistas americanas , que tentam entender o que se passa para que Shiloh esteja cada vez mais masculina. Ela que é uma graça de criança, há tempos foi deixando de se parecer com uma "linda princesinha". 


E gurias, não me entendam mal, não tem aqui nenhum julgamento, e não acho que todas as menininhas tenham que estar sempre impecáveis, lindas e mega femininas, mas é que ser moleca, espontânea é diferente do que querer ser um menino, e é isso que têm me chamado à atenção. 
Gurias, é SUPER natural as meninas se interessarem por brinquedos de meninos, e vice versa, de tu perceberes uma curiosidade enorme da criança pelo sexo oposto e assim vai. Tudo isso faz parte do desenvolvimento. 
Crianças que têm irmãos, podem querer se espelhar e no ambiente familiar vai se dando todo um ambiente de identificações que vão ser internalizadas por todas as crianças fazendo parte de como ela vai se constituir e se enxergar futuramente, isto é, vai constituir sua identidade.
Neste contexto, querer brincar, fazer de conta é uma coisa, quer ser "efetivamente" outra coisa, é outra. E aos pais não cabe apenas ensinar que rosa é de menina e azul é de menino (até por que isso nem é verdade). Cabe a eles apresentar o bom de ser uma menina (no caso das guriazinhas) e o bom de ser um menino (no caso dos gurizinhos). 
O grande lançe é que em muitos lugares se vê Angelina, com o consentimento de Brad Pitt, dizendo que é Shiloh que quer se vestir assim, no entanto muitas outras fontes, asseguram que é a própria mãe quem a veste assim, fazendo com que a menina use, inclusive, roupas de seu irmão mais velho. 
Gurias, mais uma vez digo, que se a curiosidade é uma exploração natural da criança que busca descobrir as diferenças e os universos feminino e masculino é uma coisa, mas se é um dos pais tentando impor algo seu no filho, é outra muito diferente. Vocês podem imaginar a confusão na cabeça de uma criança que se quase que "obrigada"a dar conta de uma demanda que não é sua?
Mas, saindo do caso da Shiloh, pois não podemos opinar sobre algo que não cohecemos profundamente, acho que o mais importate é sabermos, que inicialmente serão os pais (a mãe principalmente) que vão nos dando segurança para sermos quem nós somos e quem vai apresentando o quanto é bom ser uma menina (ou menino) auxiliando na construção de nossas identidades. É a mãe com sua feminilidade que vai se oferecer de modelo pra sua filhinha e, reconhecendo o valor do pai para seu filinho, vai favorecer para que o pai se ofereça como um modelo pro seu gurizinho. 
Se algo se passa, e a criança percebe que, por alguma razão, ser do seu gênero não é bem visto pelo pai e pela mãe, ela pode querer sim, se tornar "aquele"que os pais desejam. 
Bom meninas, o assunto é super complexo e , certamente suscita muitos questionamentos e opiniões. Mas e vocês, o que acham? 
Vamos compatilhar nossas opiniões e pensarmos juntos sobre o tema. 
Abaixo, algumas fotos da Shiloh ao longo destes anos e as mudanças no seu visual:























7 comentários:

  1. Artista tem sempre umas ideias meio excêntricas, né, Flávia?! Se por um lado Angelina exagera em deixar Shiloh com cara de menino, Katie extrapola nos mimos com Suri e vemos aqueles extremos de a menina com 3 anos usar sandália de saltinho...

    Eu acho que a curiosidade das crianças e a vontade de experimentar algumas coisas que não seriam o "normal" para cada sexo deve ser tratado de forma natural pelos pais, entendido como curiosidade e aprendizado e não tentando enxergar significados ocultos nessas experimentações.

    Acho que muito da criação de filhos depende de equilíbrio dos pais, pra não pender pra exageros nem pra um lado, nem pro outro...

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice!
    Concordo contigo quando falas que a criação de um filho depende do equilibrio (ou a falta de ) dos pais.
    Acho que devemos deixar nossos filhos livres para experimentarem o mundo e a vida, mas sabendo que eles precisam de nós, sim, como referência e como modelos.
    A Angelina e a Katie são apenas alguns dos modelos que encontramos por ai, seja nos meios de comunicação ou ao nosso lado, em nossas amizades, famílias, etc...
    Valeu pela contribuição Alice!!!!!
    Beijos,
    Flávia

    ResponderExcluir
  3. Oie!! Adorei teu post sobre este assunto mega polêmico. Acho que nos dias atuais, a diferenciação entre feminino e masculino está um pouco mais "borrada", menos nítida, principalmente quando pensamos nos papéis socias de homens e mulheres, e acho que isso reflete na criança, pois ela não vê sua mãe com um aventalzinho estampadinho à beira do fogão, mas de calças, saindo pela porta, junto com o papai!

    De qualquer forma, acho que essa questão da atualidade não tem nada a ver com a Shiloh. Só especulando as fotos da menina, sem qualquer noção de como é sua vida na verdade, me parece transtorno de identidade de gênero. Impressão puramente especulativa né Flá, sem qualquer valor para a menina, já que não é minha paciente (Bem que poderia!!!!!!!!!!)
    Tem uma série de vídeos muito legais no youtube. é um programa americano, super sensacionalista e dramalhão, mas retrata bem a vida dessas crianças. Dá uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=HC57MOD4Xqw

    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, legal o link, vou olhar agora mesmo..
    Te confesso que a primeira coisa que me vem à cabeça quando vejo fotos assim, é mesmo na possibilidade de um Transt. Identidade de Gênero. Sabemos bem o que é isso e as repercuções que isso acarreta, não é?!
    É lógico que uma noção muito "superficial" pois só temos fotos e nada de informações, mas de qualquer maneira essas fotos falam muito né...
    Bom, beijos pra ti, e obrigada pela "participação" sempre ativada, sendo com comentários, ou sugestões de post! Valeu!!!!!!!!!!
    Bjs, Flá

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávia, adorei seu post e confesso que por não ter o apoio de minha mãe, hoje me tornei uma pessoa frustrada. Sou homem de 46 anos,pai e marido. Quando criança, gostava de usar roupas de menina, e um dia, minha mãe me pegou usando um de seus vestidos....levei uma mega surra, e ela ficou sem falar comigo por dias. Para resumir, me fechei em um mundo só meu! Sou péssimo marido, uma pessoa angustiada, mas um pai amoro e presente. Nunca serei como minha mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá edu, realmente a postura dos nossos pais podem nos ajudar ou simplesmente dificultar o nosso desenvolvimento né? É indiscutível a importância deles na constituição de nossas próprias histórias. Mas que bom que vc se dá conta disso, pois pelo jeito buscará fazer de forma diferente com teus filhos né? Bjs

      Excluir
    2. Com certeza, apesar de ser um assunto bem delicado,temos que abordalo de forma sutil com nossos filhos.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...