MãesOnline

MãesOnline

anuncio

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Células - Tronco do sangue do cordão umbilical: Por que armazenar?



Gurias, hoje em dia, é cada vez mais comum a gente ouvir sobre o armazenamento das células tronco do sangue do cordão umbilical do neném mas tu sabes exatamente o que isso quer dizer?
Às vezes esse assunto parece bem complicado né?! Mas pensando em esclarecer um pouco sobre o tema, resolvi pesquisar sobre o assunto pra postar aqui pra vocês no Mães Online.
Células-troco: As células tronco têm o potencial de originar qualquer tecido ou órgão do corpo humano, e são responsáveis pela manutenção funcional do organismo por meio da substituição de células que vão morrendo ou perdendo sua função.
O sangue do cordão umbilical é rico em células-tronco e o nascimento é a oportunidade única para coletar e armazenar essa valiosa fonte de vida.
Para que servem?  Mais de 79 doenças já podem ser tratadas com transplantes de células-tronco, como leucemia, problemas de metabolismo e imunodeficiências. Além disso há em andamento inúmeras pesquisas sobre a utilização segura e eficaz de células-tronco do sangue do cordão umbilical no tratamento de diversas doenças, dentre as quais:
- paralisia cerebral;
- Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica;
- Doenças Auto-imunes, como a diabetes tipo 1.
Por serem células jovens elas ainda não sofreram nenhuma exposição à bacterias, vírus e ao meio ambiente. São 100% compatíveis com a própria criança e tem 25% de chances entre irmãos de mesma mãe e pai.

A coleta do sangue do cordão umbilical é feita após o nascimento por meio de um procedimento simples, rápido e indolor tanto para a mãe quanto para o bebê. O Transporte, processamento e preservação vai ser feito por responsáveis qualificados e especializados neste tipo de procedimento.
Apesar de sabermos que a medicina ainda está em franco desenvolvimento quando falamos de células-tronco muita gente ainda não tem idéia dos beneficios que seu armazenamento podem trazer, tampouco de sua existencia.
O que sabemos é que nunca ninguém que acabou de dar a luz vai pensar que seu bebê mais adiante vai precisar de algum tratamento mais complicado, mas a argumentação dos bancos de células-tronco do sangue do cordão umbilical, é que o armazenamento   deve ser encarado como um seguro biológico, aquele que você contrata e torce para nunca precisar usar.
Gurias, com relação aos preços, nenhum dos bancos pesquisados revelava via internet o custo deste procedimento, mas numa entrevista mais antiga que achei no site ego, o Dr. Carlos Ayoub, diretor do Centro de Criogênia Brasil - CCB de São Paulo, revelou que a coleta, o processamento e o congelamento custam 10 vezes de R$ 390,00, e o custo da manutenção, depois do sétimo mês, é de R$ 550,00 ao ano.
Não achei informações deste ano, mas acredito que circulem perto deste valor...
Mas e você, já pensou sobre isso? Fez a coleta no nascimento do seu bebê?
Contem pra gente!

* Fonte: CordVida e Cryopraxis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...