MãesOnline

MãesOnline

anuncio

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dormindo bem: A importância da rotina na vida do nenê



Gurias hoje vou falar com vocês sobre algo que eu considero super importante na vida do nenê que é o estabelecimento de uma rotina para que seu nenê possa, com o tempo, ir tendo segurança e uma previsibilidade do que vem pela frente, o que para mim é essencial para que ele possa dormir bem. 
Mas não pensem que vem uma receita milagrosa, ou dicas com roteiro, tempo e manejos pois, eu, particularmente, não sou nada a favor dessas técnicas pré-estabelecidas que colocam todos os bebês dentro de um mesmo funcionamento e tentam enquadrá-los dentro de uma necessidade nossa. 
Pelo contrário, eu penso que a pessoa mais indicada para pensar a rotina do seu nenê é a própria mãe (e pai) que passa horas com seu nenê e conhece ele melhor do que ninguém. 
Acredito que para as coisas funcionarem bem é preciso que o vínculo mãeXbebê seja o norteador para pensarmos nosso bebê e, por conseqüência, a maneira como vamos lidar com eles. 
Hoje converso um pouquinho como funcionou para mim e para meu filho, ressaltando, que venho apenas compartilhar uma experiência pessoal, sem querer apresentar um certo ou um errado. É apenas um relato despretensioso que talvez possa ajudar alguém. 
Desde que meu nenê nasceu, sempre fiz uma diferenciação entre dia e noite, justamente para que ele pudesse aprender que os ritmos destes dois períodos são diferente e que existem particularidades em cada um deles. Durante o dia, baixava -pouco- as janelas nas sonecas da tarde e nunca fui muito preocupada em reduzir significativamente os sons da casa. Obvio que deixava o quarto dele calminho, com musica, mas a casa continuava seu funcionamento normal, com gente limpando, cachorro passando, etc. À noite a cena mudava, a casa fica mais silenciosa, escura e musica relaxante sempre foi uma parceira nossa. 
Também sempre usei - e muito- o quarto do nenê. Sempre todas as sonecas eu utilizava o berço, e trocas de fralda e amamentação eram realizadas ali. Algumas mamadas ao longo do dia eu dava na sala, ou por onde eu estava, mas a última mamada antes dele dormir era , impreterivelmente, realizada no quartinho dele. Luz baixa, musiquinha relaxante (sempre deixei musica) no quarto até ele dormir. Entrava para a mamada e normalmente ele já terminava a mamada dormindo, mas caso ficasse acordado eu ficava ali com ele até ele adormecer, sem brincadeiras , intromissões no quarto. A hora de dormir sempre foi uma hora de muita tranqüilidade, relaxamento e de cumplicidade, minha e dele. 
Mesmo que a mamada coincidisse com a hora da novela, ou aquele meu programa favorito, não dava mama na sala, pois mesmo com som baixo a TV traz bastante estímulos e acho que mais atrapalha do que ajuda para que o bebê adormeça. Também acho que o mama no quarto dele,  foi fazendo com que ele se preparasse para dormir e soubesse que ali é o lugar ideal para ele ficar. Um lugar acolhedor e gostoso. 
Quando ele era menor - até 3 meses- dava mama de 3/3hs mesmo que ele não acordasse e todas essas mamadas à noite eram feitas no quarto dele. Depois disso ele passou a mamar em intervalos de 4/4hs e depois das 20hs (ele dorme neste horário), dava um mama as 24hs e deixava ele dormindo até acordar sozinho. 
Meu filho sempre dormiu muito bem e fica super bem no quarto dele. As vezes dá uma acordada durante a noite, mas sempre vou até seu berço, amamento e ele volta a dormir tranqüilamente. Acho que muito disso se deu pois sempre valorizei o quartinho dele, e tenho certeza que ali é um lugar onde ele está bem acomodado e ficará tranqüilo. Se a gente valoriza, nós passamos isso para eles que captam muito de nossas percepções não verbais. 
Acho que se agente fica dando mama em lugares diferentes, e com estímulos, (TV, gente conversando, etc.)  a gente acaba, mesmo sem se dar conta, excitando o nenê e isso pode atrapalhar na hora dele dormir. 
Com meu filho foi muito fácil e tranqüilo identificar a hora que ele estabeleceu para si de "retirar o time de campo". Pouco antes das 20hs inicio todo o processo que envolve nosso dormir, com banho, filminho/historinha e mamada. Hoje, com ele maior, ele mesmo já sai do banho sonolento e preparado para a mamada e...cama! 
É claro que tem dias que ele dorme mais tarde, ou que temos algum compromisso e encaro essas mudanças numa boa, sem stress nem maiores complicações. Acho que a rotina é fundamental para o bebê se estruturar, mas uma vez que ela esteja estabelecida, poder sair dela de vez enquando também é bom. 
Varias vezes em viagens , quando fica impossível mantermos tudo o que fazemos em casa, quando voltamos Lucas entra rapidinho no seu ritmo. Tenho certeza que ele sabe que nessas ocasiões "especiais"podemos mudar um pouco e quando volta retoma tudo facilmente. 
Na verdade acho que precisamos da rotina até para aprendermos a sair dela. Sem rigidez nem muitas pressões, mas uma rotina é importante sim e faz bem tanto para o bebê quanto para a mae. Isso afirmo com minha própria experiência. 
E vocês, como se organizaram com o bebê de vocês? 
Contem e compartilhem com as Mães Online!

* Fotos: Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...