MãesOnline

MãesOnline

anuncio

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Amamentação: a dificil arte de achar um meio termo

Gurias, quem acompanha o Blog sabe o quanto eu estímulo à amamentação e que já escrevi sobre ela inúmeras vezes e pôde acompanhar eu relato, emocionado, sobre o desmame do Lucas quando ele estava com 1a2m. 
Eu encaro a amamentação como uma conquista. Para mim e para o Lucas foi fácil mas, para inúmeras outras mulheres não é. Muitas sofrem muito até que a amamentação esteja estabelecida, outras sofrem muito por não conseguirem amamentar seus pequerruchos e há ainda quem nem tente. 
De qualquer maneira acho que cada mãe faz o melhor que consegue e apesar de incentivar, não sou uma militante da amamentação justamente por saber que as vezes uma mãe sofre, e muito, com as cobranças, com os olhares tortos e com a própria culpa. 
Agora, da mesma maneira que não sou militante da amamentação, também não sou com o leite artificial. e lá vamos nós outra vez... Tem crianças que PRECISAM desde cedo da fórmula por "n"questóes, tem mamadeiras que são dadas com tantoooo carinho, que supre o nenê de todo o afeto que o seio também iria lhe proporcionar...agora também existem mães que ao primeiro sinal de dificuldade enfiam um LA gola a baixo da criança, sem pensar duas vezes...
Enfim gurias, o tema é amplo, polêmico, e super particular e é por isso que acho que nós, que escrevemos, que temos um Blog e principalmente as revistas e meios de comunicação, temos que ter o cuidado com o que escrevemos.... Cuidado para não escrevermos leis com as nossas próprias opiniões , de criamor tabus com os nossos próprios preconceitos... 
Aqui falo da MINHA opiniào, mesmo sabendo que como mãe ela muda com uma velocidade que até então desconhecia... e é com meu coração de mãe que hoje compartilho este texto, infeliz na minha opinião, que me causou um mal estar assim que terminei de ler. 
Pior ainda, vínculado à uma Revista sobre a maternidade...
Enfim gurias, coloco ele abaixo para a gente ver como podemos nos trair com nossas próprias palavras... a Autora começa criticando os modismos sem perceber, que ela mesma, está fazendo um modismo ao Leite Artificial... 
Medo de pessoas assim...mas que o mundo está cheio delas....ahhhhh tá! 
beijos


Há um ano: Leite em pó

A tal moda de amamentar está me dando fome... E todos os adultos achando que tô chorando por cólica
Por Margarida
26.11.2013
Estou deixando minha mãe meio apavorada. É porque eu choro muito. E ela continua não entendendo. Vou contar a verdade: Minha mãe está com pouco leite... Acontece nas melhores famílias. Mas como eu nasci no século 21 - em uma família que pode ir ao supermercado - existe uma solução incrível chamada LEITE EM PÓ. Os cientistas – são os homens que inventam as coisas novas - conseguiram inventar um leite bem parecido ao leite da minha mãe, é uma maravilha. 
O problema é o de sempre: minha mãe não me ouve. Ela fica achando que eu tô chorando de cólica, e eu tô chorando de fome! Cólica é uma coisa que eles dizem para todos os problemas que a gente tem. Quando não sabe o que é, é só dizer que é cólica! Mas pra vocês entenderem a cólica e o leite em pó vou ter que falar de outro assunto.

Aqui na Terra tem uma coisa chamada “moda”. Todo mundo se influencia por ela. A moda faz as pessoas mudarem de ideia e acreditarem no extremo oposto do que acreditavam antes. É assim, dependendo da moda você logo muda de idéia. A moda depende do lugar, da época e não sei mais do quê, mas serve pra tudo: eu já vi para comida, roupa, educação. Isso só em três semanas, então é seguro que sirva pra mais coisa.

Tô dizendo isso porque aqui onde nasci, no Brasil, está super na moda amamentar! Então a maravilhosa invenção do leite em pó anda malvista... E nem passa pela cabeça da minha mãe – que, infelizmente, se influencia pelo o que pensa a maioria - que eu seria muito mais feliz se ganhasse, depois do peito, um pouquinho de leite em pó.

Tem uma senhora muito simpática que vem quase todo dia aqui em casa. Ainda não entendi porque ela passa tanto tempo aqui – e ninguém me explicou. O nome dela é Maria. Uma visita diferente porque as outras visitam costumam ficar paradas e ela fica de um lado pro outro levando coisas, arrumando, limpando. De vez em quando, ela fala para alguém: “Ah, se a mãe dela saísse um pouquinho, eu bem que dava uma mamadeira bem grande, aposto que esse bebê está chorando de fome”. A Maria, que não liga pra moda, tem boa intuição. Mas nada da minha mamãe sair de casa...

É o problema de sempre... Os adultos basicamente só entendem as palavras. No resto da comunicação eles não vão muito bem.

Ai que fome, quero mais leite e o da minha mãe já acabou... É difícil mesmo essa vida na Terra...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...