MãesOnline

MãesOnline

anuncio

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Desmame: um ato de amor!

Gurias, quem acompanha o Blog há mais tempo sabe que já fiz alguns posts falando sobre a amamentação e do quanto eu a considero não apenas como uma ato de amor, mas também uma conquista da dupla mãe X bebê. 
Hoje não vou entrar hoje nos méritos da amamentação tampouco sobre os inúmeros benefícios que ela traz para o desenvolvimento emocional e físico da criança, pois quero falar de algo que considero tão importante quanto: o desmame! 
Para mim, o desmame assim como a amamentação é uma conquista! Tão importante como começar é saber quando parar a amamentação e conseguir fazer isso de uma forma natural e tranquila. 
Por aqui, por 1ano 2meses, Lucas mamou exclusivamente no meu seio e posso dizer que com a gente a amamentação foi sempre muito tranquila. Inicialmente tinha em mente amamentá-lo por um ano e quando o aniversário dele chegou a autonomia dele e os avanços que ele apresenta diariamente foram reforçando minha idéia de que meu menino já estava grandinho o suficiente para seguir sem o leitinho da mamãe. 
O fato dele estar quase caminhando sozinho,  falando cada vez mais e comendo absolutamente de tudo, para mim, foram os indicativos de que neste momento ele pode, literalmente andar com suas prórpias perninhas e que para isso eu precisaria "cortar" (ou liberar?!?) nosso cordão de forma gradual e cuidadosa. 
Eu não sou nada adepta de atitdes drásticas e tampouco de posturas rígidas principalmente na educação do meu filho, por isso que acho que o desmame é um processo. Começa na cabeça da gente, pra ir para o coração e enfim para a ação. 
Para mim o desmame representa o crescimento saudável do meu filho, significa que ele está bem e que eu acredito que ele pode iniciar uma nova etapa da vidinha dele com a certeza de que o vínculo que tivemos foi (e é) fundamental para seu desenvolvimento. O Desmame é uma conquista, uma vitória e somente assim eu poderia apresentá-lo ao Lucas. 
Comprei o leite que a Pediatra me orientou e fiquei com ele alguns dias em casa antes de oferecer ao Lucas. Ele na verdade já estava mamando muito pouquinho (só para dormir e ao acordar) e então começei a oferecer o leite na mamadeira nessas duas ocasiões. 
O mamá de demanhã foi 100% tranquilo, mas o da noite no início Lucas não queria pegar. Virava o rostinho, fazia cara feia e eu respeitava. Oferecia e com a recusa dele retirava. SEmpre conversei com ele e este papo de conquista foi algo que falei muito para ele. No momento que ele quisesse a mamadeira estaria ali... No 3 dia ofereci o seio e após a mamadeira e ele prontamente aceitou... Foi ali que vi que tudo estava certo, ele estava mamando na mamadeira e curtindo muito. 
Em menos de uma semana ele já estava usando a mamadeira e , acima de tudo, feliz! Faço ele participar da preparação do leitinho "de nenê grande"e a risada que ele dá ao pegar a mamadeira e colocar direto na boca me dá a certeza de que tudo se sucedeu de uma forma tranquila e gostosa para ele e, para mim! 
Confesso que no fundo do coração se passa um filme na nossa cabeça. Na minha pelo menos, vem muito forte a emoção e o orgulho do meu nenê. Um sentimento bom de "dever cumprido"e de ver que ele está se tornando um bebezão grande. Mas juro que junto com a mamadeira uma lagrima desceu no rosto. A Lagrima que lembrou da primeira vez que lhe dei de mamá, da forte conexão que a amamentação nos ofereceu durante este período e a lagrima que me lembrou do  fim deste momento que eu considero muito mais que especial. 
Desmamar para mim significa (re) aprender a me conectar com meu filho de uma outra maneira e para tanto só posso ver isso como uma conquista, um crescimento. Por eu acreditar que conseguimos fazer isso e não porque "meu leite azedou"ou porque coloquei limão ou catchup no seio para mostrar que ele está dodói e que não posso mais oferecer ao nenê - atitudes super comuns quando falamos sobre o desmame. 
O desmame é o fim de um ciclo, mas que abre as portas para a independência do meu filho. Para que ele possa andar e falar por si mesmo com a certeza de que a mãe dele vai estar SEMPRE ali ao lado dele para o que der e vier! Como diz no próprio Aurélio: "Separar da planta mãe (as mergulhias) logo que adquirem raízes para nutrir-se do solo".
E assim é a vida... Somos feitos de vários desmames ao longo dela e cada um deles nos faz crescer. E é justamente por isso que não posso deixar de ver o desmame como um grande ato de amor. Um corte necessário e fundamental para o bem estar o bom desenvolvimento do nosso bebê! 

2 comentários:

  1. Bonito texto, concordo contigo!!! Eu sempre achei que não amamentaria minha filha, já que as mulheres da minha família quase não amamentaram. Quando vi, ainda estava com a criança ao seio aos nove meses.Nesta ocasião, minha filha já mamava só duas vezes por dia, MUITO pouco, e em um seio só, o que me deixou por muitos meses com um peitão e um peitinho... ;) Também encerrei o ciclo como tu, através de uma decisão e sem nenhuma estratégia "bizarra". Mas te confesso que também chorei. Chorei quando o leite escorreu no meu peito e eu não dei para ela; chorei por perceber que aquela fase tinha terminado PARA SEMPRE; chorei por pensar em cada dia com ela no calor do meu colinho... Cheguei a pensar em voltar atrás, apesar de ela não fazer nenhuma menção de sentir falta... Mas meu obstetra me encorajou dizendo mais ou menos o que colocaste no texto: Desmamar também é um ato de amor. Hoje entendo melhor isso e respeito demais as mulheres que se esforçam para amamentar seus filhos, e também as que conseguem decidir desmamar. Um abraço e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo teu comentário... Que vitória poder amamentar sua silha depois de um histórico de insucessos né?! Guria, senti exatamente na mesma sintonia como tu... A gente chora ao se dar conta que uma fase dos nossos bebês passou e que eles estão crescendo né?! Que aquele momento maravilhoso da amamentação ficará nas nossas lembranças... Não é fácil não...Mas fiz com a certea de que estava fazendo o melhor para ele, pois acredito que o desmame tem que acontecer para que o desenvovimento deles continue de forme tranquila e com a gente investindo e apostando nele...
      beijos,
      Flávia

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...