MãesOnline

MãesOnline

anuncio

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Casa, babá ou creche?


Gurias, uma das coisas que sempre deixa a maioria das mães em dúvida é com relação ao tema de com quem deixar o bebê. É melhor que ele fique em casa com a mãe, com uma babá ou em uma escolinha?
Bom, na verdade estou pra escrever este post há tempos, pois não apenas como mãe, mas também como profissional (sou psicóloga especialista em crianças e adolescentes) , uma coisa que me preocupa é que, cada vez mais, tenho ouvido que "quanto antes"colocar o bebê na escolinha melhor, pois assim ele não sente e a adaptação vai ser melhor. 
Me preocupa pois essa pode ser uma verdade que é melhor para a própria mãe, menos trabalhoso, penoso, mas não para o bebê.  É claro que nos dias de hoje muitas coisas mudaram e grande parte das mães trabalham fora e, finalizada a licença maternidade, têm que retornar o trabalho e não conseguem mais ficar exclusivamente com seus filhos. Mas e aí vem a pergunta, babá ou escola? 
Gurias, em primeiro lugar quero que saibam que não estou aqui para julgar tampouco avaliar a decisão de ninguém, mas apensas para alertar, em termos do desenvolvimento psíquico dos bebes e, quem sabe ajudar àquelas mamães que estão em dúvida do que fazer. 
Em termos do desenvolvimento do bebê, uma criança de meses NÃO tem como prioridade a interação com outros bebês, muito pelo contrário o nenê precisa justamente de uma cuidado ainda exclusivo e atencioso. Precisa de um ambiente acolhedor que lhe ofereça toda a segurança que precisa pois apenas assim vai se desenvolver com uma base segura. É nessa fase que se estabelecem os vínculos principais e , de certa forma, a maneira como vão aprender a se relacionar com as outras pessoas no futuro. 
Neste período é muito mais importante a segurança e a sensação de ser bem cuidado e atendido. 
Na medida em que vai crescendo e adquirindo a capacidade da andar e falar (marcos do desenvolvimento que de demonstram uma maior autonomia do bebe) é que a interação vai se tornando mais necessária e ganhando uma importância que até então não tinha no desenvolvimento. 
Nestas circunstâncias se você tem a opção de ficar com seu filho ou de deixa-lo com uma babá em casa, saiba que esta é uma escolha que vai mais ao encontro das necessidades do bebê. E podes ter certeza que os passeios na pracinha, festinhas e demais passeios vão oferecer a interação e socialização necessária para este período.
Quando a criança for maior, em torno de 1 ano e meio, 2 anos é que a escolinha passa a se apresentar como uma ótima opção e um novo ambiente para a criança explorar e se aventurar. 
Mas e aquela história de que quando mais cedo menos a criança estranha? A verdade é que inicialmente o bebê não sabe que ele e a mãe são pessoas separadas. Para ele, tudo é uma coisa só e a noção desta separação é justamente algo que acontece posteriormente, ao longo do desenvolvimento e uma aquisição do crescimento. 
Lá pelo oitavo mês ( pode ser um pouco antes ou um pouco depois) as crianças passam naturalmente pela fase de estranhamento e, por pior que isso seja para os pais, é algo NATURAL do desenvolvimento. E como fazer a criança passar tranqüilamente por isso? Fazendo ela aprender "na marra"ou justamente nos oferecendo como modelo e como uma mãe que está ali, separada do bebê , que sai mas volta para ficar com ele? 
É justamente nossa presença que vai tornar nossa ausência possível! O bebê precisa se sentir seguro o suficiente para ir adquirindo a sensação que a mãe vai, mas volta e que consegue ficar - e bem- longe dela! Somente assim vamos estar oferecendo para nossos bebês uma forma tranqüila para que eles possam em doses "homeopáticas"a aprender a se separar de nós com a segurança necessária. 
E aí se encontram os primórdios da auto estima e dos fundamentos que vão estar na base de todo e qualquer adulto. Não é à toa que em adultos percebemos os mais diversos tipos de personalidades, as mais seguras consigo mesmo, às mais inseguras e ansiosas. 
Então meninas, respondendo à questão inicial, se vocês PODEM ficar, ou TEM com quem deixar seus bebes, não tenham pressa! Deixem eles em casa, na segurança do lar até que sejam grandinhos o suficiente para irem para a escola e ai sim usufruir de toda a riqueza que a escolinha tem para oferecer. 
Mas gurias, se vocês não tem com quem deixar, não se apavorem, procurem uma escolinha pequena, com menos crianças e acolhedora e saibam que o melhor é sempre fazer algo gradual e NUNCA abrupto. A escolinha é uma necessidade? ok, então vamos fazer a entrada nela da melhor maneira possível. 
Tenho certeza que toda e qualquer mãe sempre quer o melhor para o seu filho né? 



3 comentários:

  1. Tendencioso o seu post...

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pela participação, mas nao entendi exatamente o teu comentário... Desculpe mas tendencioso?
    Quando escrevo os posts no blog escrevo eles sempre calcada na minha opinião. E é com ela que compartilho minhas experiências e idéias com vcs...
    Bjs
    Flavia

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavia, tudo bom?. Gostei muito do seu post. Mas gostaria de tirar duvida sobre meu caso. Posso te escrever um email? Como faco? Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...