MãesOnline

MãesOnline

anuncio

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A máfia das babás!


Babás: Melhor não tê-las!Mas se não as temos, como sabê-lo? 

Gurias, fazendo umas brincadeira com o poema enjoadinho de Vinicius de Moraes hoje o post é uma mistura de desabafo com uma sensação de surpresa e estranhamento. 

Eu, particularmente, acho que a babá é uma ajuda essencial para nós, mamães, e sem dúvida nenhuma nos quebram o maior galho no nosso dia-a-dia com nossos maiores amores. 
Mas, novamente, eu, tenho o privilégio de ficar com meu filho durante a maior parte dos meus dias, fazendo com que a babá me ajude mais com os deveres "da casa" do que do meu filho em si. Sendo assim todo e qualquer passeio do meu filho é com a companhia da mamãe aqui que faz questão de levá-lo na pracinha, quase que diariamente. 
Pois então, é justamente na pracinha que muita coisa rola... Quando as mães estão em sua maioria, é uma festa pra cá, uma festa pra lá, mas quando as babás estão, em sua maioria, é um tal de troca informação pra cá, troca de informação pra lá. 
Não foi a primeira vez, e certamente não será a última, mas ontem fiquei impressionada com a capacidade de um profissional falar mal de seus patrões e articular idéias de tal forma que nem parece que elas estao inseridas na rotina da familia, mutas vezes, de uma forma afetiva e super receptiva. 
Falar do salário é fichinha perto das coisas que escutei rs. Obviamente elas não estavam falando comigo, mas como no horário que eu fui tinham pouquissimas mães, fiquei sentada com meu filho de forma que acabei escutando o que um grupo delas conversava enquanto as crianças brincavam e se divertiam. 
Salário... Fiquei pensando se elas de fato ganham o que falavam ou se fazem também um jogo entre si pra ver qum ali esta ganhando melhor. De qualquer forma, mesmo que aumentem um pouco o "valor de seu passe"o efeito dominó é outro, pois , uma vez sentindo que seu salário é mais baixo do que o da colega,  a desmotivação vai pegar e ela pode pensar que esta ganhando menos do que deveria e isso acabar influenciando no seu dia-a-dia. 
Ai neste exato momento pensei que muitas delas podem trabalhar numa casa super legal (acredito que a minha seja) mas que isso pode rapidamente cair no esquecimento e sem ser levado em conta. Fico com medo que o $ possa valer mais do que de fato tudo o que elas ganham quando vão trabalhar em uma casa de família. 
Tá gurias eu sei que existem famílias e familias mas, aqui, to levando em conta as casas que tratam bem suas funcionárias e que assim como na minha, oferecem um ambiente de trabalho agradável e tranquilo. 
Também escutei que se o patrão não se ajustar rapidinho às novas leis ele vai "entrar no pau"! Oi? como assim? 
Confesso que me assustei e, explico agora o porque. 
Muitas mães e pais, precisam das babás para ficarem com seus filhos e trabalham duro para pagarem seus salários. Mas, mais do que o salário, nós entregamos nosso maior bem nas mãos delas. Acreditamos que, para além do salário que elas recebem, um vínculo se estabeleça e que elas de fato gostem e tratem bem de nossos filhos. Mas, que vínculo é esse que é colocado no lixo para colocar o "outro no pau"? 
Gurias, não pensem que sou idealista e que acredito numa funcionária ideal, pois tenho meus dois olhos, mas a cima de tudo meu coração bem aberto pra realidade. A única coisa que me deixa mexida é pensar que muitas vezes em quanto nós nos vinculamos elas, apenas trabalham. 
Existe receita para que a relação dê certo? Existe uma forma para que tudo ande direitinho? 
Obviamente é não, não e não. Apenas temos que seguir nosso feeling e acreditar (e torcer) para que as nossas funcionárias consigam reconhecer o trabalho que possuem e mais, que possam gostar do lugar onde trabalham. Para que as queixas não sejam maiores do que os ganhos. 
E, por via das dúvidas, é cruzar os dedos e rezar kkkk. Seria triste se não fosse cômico (ou vice-versa?).


5 comentários:

  1. Amei!
    Fico com um embrulho na barriga qd penso nessas coisas. E como acontece... Ai, aqui em todo o lugar. Bjos Paula Frzzo

    ResponderExcluir
  2. Sensacional...muito bem colocado..nunca é demais abrir os olhos das mamães...que de tão estasiadas com o fato de ser mãe pensam muito mais com o coração e as vezes acabam confiando demais!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada gurias! É sem duvida m assunto muito pertinente aonosso dia-a-diane? Bjs

    ResponderExcluir
  4. Existe muitas coisas nessa área. Casas e casas. Sou babá e concordo com o que li, as praças são os lugares que causa nojo. Sei que vi coisa pior que comentários de salário e carga horária. Trabalho numa casa tem 6 anos, e posso dizer que estou lá por amor, o salário que ganho não me prende, mas sim, duas meninas lindas. Selecione bem suas babás e as trate com muito respeito, elas não vão querer ir embora. Bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...