MãesOnline

MãesOnline

anuncio

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alimentação na gravidez


Gurias, aquela velha conversa de que a mulher grávida têm que comer por 2, é até tentadora para a mamãe, mas a verdade é que ela não procede e a mulher ao invés de comer por 2, tem que aprender a comer melhor e comidas com mais nutrientes para o bem estar dela mesma e do bebê. 
Ao contrário do que se dizia antigamente, a gravidez não te dá uma licensa para comer tudo àquilo que você deseja.
Lembre-se de que, daqui para frente, ao longo dessas 40 semanas, tudo àquilo que você está comendo, seu bebê "está comendo também"e é justamente por este motivo que 'tão importante que a gestante tenha uma alimentação saudável, durante a gestação. Quando isto acotece, você oferece para seu bebê os nutrientes que ele precisa para um bom crescimento ósseo e muscular, além de um bom funcionamento dos órgãos.



Uma das perguntas mais frequentes que a mulher grávida faz para seu médico é "Quanto devo/posso engordar durante minha gravidez"? E embora a resposta varie de médico para médico (avaliando o peso e a saúde da mamãe pré-gravidez), algo que é unanime entre as opiniões é que se você ganha peso demais ou de menos, ou se você ganha peso muito rapidamente ou muito devagar seu risco de complicações pode aumentar.
Uma dica que funciona, para as mamães é fracionar a alimentação em várias pequenas refeições a cada duas ou três horas (desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia) e consumir alimentos naturais, como legumes, verduras e frutas.
Com isso, evita-se a azia, o intestino funciona melhor e se consegue controlar o ganho de peso, que deve girar em torno de 12 quilos para toda a gravidez. São também fundamentais os alimentos ricos em proteínas, como as carnes magras de vaca, frango ou peixe, ovos, leite e laticínios em geral. Alimentos ricos em carboidratos e gorduras (pães, biscoitos, massas, doces, frituras, gordura animal) devem ser evitados, não só por serem de mais difícil digestão, como, principalmente, por provocarem um grande e indesejado aumento de peso. Entretanto, o ômega 3, presente na gordura natural de alguns peixes, como truta, salmão e sardinha, é benéfico para o desenvolvimento do bebê. Outro cuidado importante é usar o mínimo necessário de sal no preparo e no tempero da comida. A ingestão de líquidos é indispensável; de maneira ideal, seis a oito copos diários, fora das refeições, principalmente de água e sucos naturais.
Gurias, agora alerta vermelho para carnes cruas ou mal passadas e queijos que você não sabe da procedência, uma vez que podem ter sido feito com leite não pausterizado. Saladas também só devem ser consumidas em locais que você confie na higiene, pois elas devem ser muito bem lavadas para eliminar qualquer resíduo da terra e sujeiras.
E você, têm alguma dica pra dividir com a gente?
Mande pro Mães Online!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...