MãesOnline

MãesOnline

anuncio

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Gravidez Interrompida: Quando tentar novamente?



Gurias, perder um neném, através de um aborto espontâneo, durante o parto ou até mesmo depois do mesmo pode ser devastador para muitas mulheres, e, independente do tempo em que isto aconteça  a certeza é uma só: dor. 
Ok, podem existir variações da mesma, concordo, mas a certeza é de que um momento de grande sofriemento será vivenciado pelo casal, e não só o corpo terá que ser cuidado, mas tudo vai precisar sarar: a mente e o corpo.
Dúvidas, medos incertezas são apenas alguns dos exemplos do que passa a acompanhar a mulher daqui para a frente , mas em um determinado momento ela vai voltar a se perguntar: Quando devo tentar novamente? 
Me atrevo a dizer que não existe um momento único, que poderia ser tido como o ideal para todas as pessoas que sofreram uma perda, pois aqui, mais do que nunca, a singularidade vai falar mais alto e quem vai dizer o tempo do recomeço é a própria mulher. 
Para a "recuperação"o tipo de perda vai sim ter influência, pois uma pessoa que teve um aborto espontâneo nas primeiras semanas, está com seu corpo completamente diferente da mulher que perdeu num momento mais avançado da gravidez, ou durante o parto. 
De qualquer maneira, de forma "geral, se recomenda que a mulher espere por pelo menos 3 meses até voltar às tentativas, pois seria um tempo médio para que seu corpo e útero volte ao "normal".  Algumas pesquisas indicam que o risco de sofrer um aborto numa próxima gravidez, pode aumentar em 50% caso a mulher não aguarde seu ciclo se regularizar antes de voltar a tentar. 
Agora gurias, fora a recuperação do corpo, acredito que a mulher tenha que se dar tempo para lidar com as dores psíquicas desta perda, pois só assim vai poder se desprender desta dor para se aventurar nas alegrias de uma nova gravidez.
O medo é conhecido dessas mulheres, mas em algum momento ele vai ter que dar espaço para novos sentimentos , pois somente assim a alegria das novidades vai poder se fazer presente na vida de cada uma delas. 
Eu sempre bato na mesma tecla, e sempre falo sobre isso, mas volto a dizer que considero MUITO importante a sintonia do casal, e que juntos eles possam falar, sentir a dor que tiveram para poderem juntos dar um destino ao que aconteceu e espaco para o que virá.


Algumas mulheres preferem o isolamento para não terem que falar, tampouco lembrar da perda que tiveram, mas não se esqueçam de que em algum momento este isolamento vai ter que encontrar uma ponte para que ele não corra o risco de ficar cada vez mais distante e solitário. 
Fale com seu marido e tenha nele um estímulo para voltar, pois certamente ele (que também sofre) vai ser o teu parceiro ideal para esta nova fase que vai exigir coragem, expectativas e muita cumplicidade.
E para vocês que passaram por isso : Boa Sorte e quem já passou, compartilhe aqui com a gente...Vamos adorar saber sobre as experiências de vocês.

* Ainda esta semana, mamães famosas que já tiveram perdas gestacionais...

Um comentário:

  1. meu nome é Adriana Berbat, tenho 40 anos, e no sétimo mês de gestaçao tive uns picos de pressão. Meu médico não deu muita atenção ao fato e receitou apenas uma sub dose de um remédio de hipertensão. Ainda não sei o que de fato ocorreu, no entanto, perdi meu bebê no oitavo mês, estou esperando os exames com a placenta. Fui fazer uma ultrassom pois estava com dores e constatou-se que o meu filho estava morto. Fui aconselhada a fazer parto normal, até agora não sei de onde tirei forças para isso. Só sei que o meu lindo sonho se foi...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...