MãesOnline

MãesOnline

anuncio

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cuidados na gravidez: De olho na pressão arterial


Gurias, cuidar da pressão arterial durante a gravidez é certamente um dos exames mais importante do pré natal que a futura mamãe faz ao longo destes meses. 
A gestante que apresenta várias vezes a pressão mais alta do que antes da gravidez, ou ainda que já tinha a pressão alta antes mesmo da concepção, inspira cuidados e deve ser devidamente acompanhada. Sem um controle rigoroso, fica sujeita a duas complicações: a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia, que é o agravamento do problema, com a ocorrência de convulsões. 
Tenho certeza que vocês já ouviram falar nestes termos, mas vocês sabem exatamente o que eles querem dizer? 
Bom meninas, a pré eclâmpsia é um problema grave, marcado justamente pela elevação da pressão arterial,por inchaços e perda de proteína na urina. Tudo isso pode prejudicar o funcionamento da placenta e, assim, afetar a passagem de nutrientes para o bebê e ela  pode acontecer a qualquer momento da segunda metade da gravidez,  mas é mais comum a partir de 27 semanas.
Apesar de perigosa, A pré-eclâmpsia é bastante comum, e afeta em sua forma leve até 10% das grávidas. A pré-eclâmpsia grave é mais rara, atingindo 0,5% das gestantes.

* Quais os sintomas da pré - eclâmpsia?
- Inchaço repentino no rosto, nas mãos ou nos pés;
- Dor de cabeça persistente;
- Perturbações na visão, como vista embaçada ou luzes piscando;
- Dor forte na barriga, abaixo das costelas;
- Mal-estar geral
Se você identifica alguns desses sintomas é super importante que procure um médico e peça para medir a sua pressão. O grande "x"da questão é que a pressão pode subir rapidamente.
Uma vez que for identificada a pré-eclâmpsia, você terá que meidr sua pressão com frequência e fazer exames de urina para verificar a presença de proteína. 
Caso a pressão esteja muito alta, é possível que a futura mamãe seja internada para que sejam ministrados  a devida medicação para o controle da mesma. É importante destacar que este tratamento não prejudica o bebê. No entanto, se a pressão não baixar, e/ou for identificado que o bebê não está crescendo como deveria, ou que o volume do líquido amniótico esteja diminuindo e ele possa estar em qualquer grau de sofrimento, o médico vai realizar o parto, estando antes da hora, ou não, pois os riscos caso não faça o parto serão maiores. 
Após o parto, a mãe vai continuar em observação pois o risco ainda existe nos dias seguintes ao parto. De qualquer maneira, mesmo que leve um pouco mais de tempo (às vezes até semanas) a pressão arterial deve voltar ao normal. 
É lógico que a pressão será monitorada de perto, e a mamãe deverá manter um monitoramento mesmo quando for para casa, principalmente nos primeiros dias. 
Gurias, o assunto é serio e temos que cuidar muito viu pois apesar de conseguirmos identificar a pré eclâmpsia, a eclâmpsia coloca em risco a oxigenação de órgãos da mãe e da criança e pode levá-los à morte caso o parto prematuro não seja realizado.
A boa notícia, que li no site da Crescer, é que estudos atuais indicam que novos exames podem identificar o risco de pré-eclâmpsia ainda no início da gravidez o que ajuda no pré natal da futura mamãe e nos cuidados que a mesma vai ter que tomar. 
Legal né?! Todas as ferramentas que venham para a segurança de nossa saúde e do nosso bebê são bem vindas né gurias?! 

* Fonte: Baby Center e Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...