MãesOnline

MãesOnline

anuncio

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dilemas da maternidade : entre o parto normal e a cesárea

Gurias, motivada pelo post de amamentação um outro assunto que dá o que falar é sobre o parto normal e sobre a cesárea.

Cada mãe, cada mulher tem suas próprias convicções e opiniões e basta colocar o assunto em pauta para que as vezes discussões até mesmo fervorosas aconteçam.
Umas defendem o parto normal, outras a cesárea, outras dizem que esta é uma escolha da mãe - afinal o corpo que sofre alterações é o dela, e assim vai. 
Na minha "singela"opinião o "parto normal"vai além do tipo de parto que a mãe e o bebê vão ter, para mim parto normal é o parto que se apresenta como "normal"para aquela dupla. É o parto que é possível e que se apresenta como a melhor escolha e a melhor possibilidade levando em conta a saúde do bebê e da mãe. Neste contexto acredito que a cesárea pode ser um parto normal sim. 
Não sou a favor de nenhum ponto de vista rígido tão pouco extremista, já que quando falamos de gravidez nada é certo, rígido ou com apenas uma possibilidade. 
Têm mães que defendem tanto o parto normal a ponto de dizer que quem não passa por esta experiência não sabe o que é efetivamente dar à luz - discordo. Tem mães que mal descobrem que estão gravidas que querem a cesárea pois não querem sentir o mínimo de dor - também discordo.
Gurias, acho que o fundamental é sempre levar em conta a SAÚDE da mãe e do bebê e, novamente na minha opinião, essa deveria ser a maior de todas as preocupações. 
Não adianta tu seres uma defensora do parto normal se teu bebê não está encaixado ou se de alguma e qualquer outra maneira esta escolha possa representar um risco para ele. Também não adianta seres uma defensora da cesárea sem reconhecer que a cesárea é uma cirurgia e, como todo procedimento cirúrgico. apresenta riscos que não podemos negligenciar. 
Eu, Flávia, queria muito ter tido parto normal até mesmo porque tudo caminhava nesta direção com Lucas encaixado, e etc. mas, na última hora não deu e tivemos que fazer a cesárea.  Para mim e para o Lucas a cesárea foi nosso parto normal.  Mas confesso que hoje em dia para teres um parto normal tu tens que fazer até mesmo um grande esforço pois a começar pelos médicos, tudo parece conspirar para a cesárea que - sem sombra de dúvidas- se apresenta como a opção mais fácil e mais tranqüila para muitos. 
Eu demorei mais achei um obstetra maravilhoso que se dispõe a acompanhar a mãe e incentiva o parto normal. Pra quem acha que foi fácil...não foi não! A primeira médica que fui, quando estava com apenas 6 semanas ao ver a dpp do parto logo anunciou: "Nesta data prevista estarei viajando mas se quiseres , tranqüilamente podemos deixar marcado a cesárea para a semana anterior no dia que tu escolher". Hein? Hã? 
Como alguém pode achar isso normal? 6 semanas com uma gravidez inteira pela frente e ela queria que eu marcasse o parto como quem está marcando as unhas no salão ou o cabelo no cabelereiro.  Saí de lá e nunca voltei. 
Gurias  volto a dizer, cada uma de nós tem sua opinião e hoje estou aqui falando sobre a minha. Acho que as vezes no meio da escolha esquecemos que o mais importante é o bem estar, a saúde da dupla e que isso deveria ser o determinante na hora da escolha. 
Agora que cada uma tem o direito de fazer a sua escolha, isso é fato, mas me "assusta"um pouco em ver escolhas sendo feitas exclusivamente pensando no nosso bem estar esquecendo do bebe que cresce em nossa barriga. 
Nessa história toda acho que o tipo de parto escolhido não diz o tipo de mãe que serás mas a maneira como o parto é encarado diz muito da dinâmica da relação da mãe com seu nenê.  Talvez essa diferença seja muito sutil e muitas de vocês nem mesmo identifiquem a diferença na frase que escrevi, mas o que quero dizer é que sempre o elo emocional, a nossa conexão deve falar mais alto, para o bem de estar de todos. 
Acho que nessa história não há certo nem errado, não há o melhor ou o pior pois, cada vez mais me convenço que o que é melhor para mim não é o melhor para o outro, o que é o melhor para muitos pode não ser o melhor para tantos outros. 
E viva a liberdade! 
E vocês, qual a opinião de vocês? 
Tiveram parto normal ou cesárea? 
Como foi? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...