Gurias, o assunto , por pior que seja, está em alta e falar sobre a morte súbita de bebês pequenos (principalmente até 6 meses) está cada vez mais comum.
Semana passada no Mães e Cia, do GNT, domingo, no Fantástico e eis que o assunto se repete e em todos eles novas orientações com relação ao berço do seu nenê e o que deve, ou não ter dentro dele.
Segundo as orientações atuais, fundamentadas numa pesquisa americana, os berços dos nenês devem ser o mais simples e seguro o possível, isto é, nada daqueles kits de berços maravilhosos, almofadinhas e brinquedinhos...
Tudo isso gurias, pra evitar a síndrome de morte súbita no bebê e evitar que ele se sufoque com qualquer coisinha que esteja ao lado dele no berço.
Entre as orientações novas, que segundo os especialistas reduzem em até 70% as chances de que o bebê tenha alguma intercorrência, estão:
* Retirar tudo de dentro do berço, inclusive o protetor;
* Colchão firme e resistente (nada de colchão molinho);
* Colocar o bebê para dormir de barriga para cima;
* Não usar travesseiro, e caso seja necessário, colocá-lo em baixo do colchão;
* Pés encostados no berço;
* Cobertor a baixo do pescoço e preso.
Consegui o link direto da reportagem do Fantástico, que você pode conferir logo à baixo, e para ver o assunto sendo discutido no programa Mães & Cia, do GNT, clique aqui!
Mas e agora gurias? O que vocês acham de todas essas novas recomendações?
Acham que realmente o berço têm que ficar purinho, purinho?
Como foi a experiência com os filhos de vocês?
E se você está grávida, como pensa em fazer?
Estou gravida de 6 meses e vou usar meu protetor de berço, pois morro de medo q minha filha bata a cabeça ou se machuque no berço. Tenho uma amiga que a filha quebrou o dedinho do pé no vão do berço.
ResponderExcluirOI Samantha! Eu também não vou deixar de usar o protetor de berço por "n"razões. Acho que essas pesquisas são sempre válidas e novas orientações são sempre bem vindas para que a gente possa avaliar com nosso obstetra/pediatra como nos sentimos mais à vontade e tranquilas...
ResponderExcluirSinceramente não consigo imaginar um bebê num berço vazio..me dá uma sensação muito estranha e de pouco acolimento, afinal nada mais frio do que o berço puro, não achas?
Também acredito que com um bebê pequeno estamos sempre de olho, seja conferindo no quartinho ou pela babá eletrônica...a criança nunca fica muito tempo desacompanhada...
Bom, mas é isso... acredito que cada mãe vai escolher seu próprio jeito de acomodar o bebê no berço, mas sem esquecer nunca da segurança dos pequenos...
Abraços