Gurias, falar sobre a amamentação nunca é falar sobre um assunto "linear", com uma única opinião e orientação. Muito pelo contrário basta falar com várias mamães diferentes que, provavelmente, cada uma vai te dar um relato e uma opinião própria e muitas vezes, inclusive, divergentes uma das outras.
Se falar da amamentação já é assim, falar do desmame então...Uiii...
Recentemente no programa da Ana Maria Braga,que está exibindo um reality com bebês, um educador foi falar sobre o tema e foi o suficiente para que uma avalanche de críticas, dúvidas e discussões surgissem.
No programa ele comentou que uma criança com 1 ano e meio,que já caminha e está as voltas com a fala, já está na idade de fazer o desmame, contrariando, a orientação do Ministério da Saúde que orienta a amamentação até, pelo menos, o 2 ano de vida da criança.
Em seguida as declarações dele uma série de comentários foram surgindo, principalmente de mães que discordam e que amamentaram seu filhos (ou pretendem amamentar) até os dois anos ou mais.

Mas como aqui a gente tem tempo e pode falar bastante, vamos falar um pouco sobre o desmame então?
Começamos pela amamentação pois não temos como falar de um, sem o outro. Sabemos que a amamentação é uma conquista da mulher e que sem dúvida nenhuma, além do leitinho oferece para o nenê todo um investimento emocional e uma troca afetiva que é muito importante para o desenvolvimento do nenê. Desta forma quanto mais tranqüila for o momento de amamentação melhor vai ser este envolvimento da mãe com seu nenê , estreitado ainda mais o vínculo e trocas.
Até o 6 mês a criança não precisa de mais nada além do leitinho da mãe que é fonte de nutrientes, mas também de defesas e protege o bebê. No entanto a criança vai crescendo e gradualmente vai incorporando outros alimentos em sua alimentação.
Estes novos alimentos nada mais é do que uma grande novidade para o nenê e sem dúvida uma CONQUISTA, pois é fruto do crescimento dele. Se antes ele se conseguida mamar o leitinho, agora ele já vai podendo receber alimentos como frutinhas, sopinhas e assim vai rumo a uma alimentação mais completa e rica em variedades.
Ao longo do desenvolvimento a amamentação vai começar a ter uma importância muito maior na manutenção do vínculo afetivo e de trocas do que da alimentação propriamente dita, pois cada vez mais a criança vai enriquecendo seu repertório de alimentos "necessitando"menos do leitinho "exclusivo".
Se a gente entender o desmame como uma etapa tão importante do desenvolvimento da criança não fica tão penoso pensar e falar sobre ele. A mãe e o bebê tem que curtir muitooo esta fase tão especial e e tanta cumplicidade, mas a mãe também tem que saber que vai chegar o momento em que este desmame vai ter que ser trabalhado para que o bebê possa seguir seu desenvolvimento rumo, cada vez mais, a uma maior autonomia,
O Desmame têm que ser visto como uma conquista, uma aquisição do nenê pois, é justamente, em razão do crescimento dele que ele é possível. Por mais que a gente sempre acabe olhando nossos babies como "eternos nenês"temos que saber que é tarefa nossa incentivar o crescimento deles, dando todo o carinho e suporte necessário para que este desenvolvimento aconteça da melhor maneira possível.
Cada mãe vai amamentar quando e por quanto tempo desejar, mas em temos do desenvolvimento emocional da criança, é completamente compreensível que o educador tenha falado em torno de um ano e meio da criança, pois com a capacidade de andar adquirida e da linguagem em franco desenvolvimento, a criança vai dando sinais de uma maior autonomia e crescimento.
E, como pais, é nossa função estimular o crescimento do nosso filho criando, a partir do desmame, novas formas para se conectar emocionalmente ao filho.
Sem dúvida poder amamentar um filho é um presente e um momento único e maravilhoso mas, temos que saber a hora de parar para que nosso filho possa seguir seu desenvolvimento da melhor forma possível.
E que o desmame possa acontecer "por que o bebê está crescendo e não é mais um bebêzinho"e não porque o leite "estragou"ou "amargou" rsrs. Depois de um momento vocês podem ter certeza, a amamentação passa a ser uma necessidade muito maior da mãe do que do filho. Muitas de nós temos que voltar a trabalhar e consequentemente passamos menos tempo com nossos filhos e vemos na amamentação um momento de nos conectarmos com ele novamente. Isso é maravilhoso mas, ao longo do tempo vamos ter que aprender a fazer este elo de uma forma diferente e tão prazerosa quanto.
Bom meninas, são só algumas idéias pra gente pensar sobre o tema, lembrando que cada mãe tem sua própria vivência e opinião. Eu AMO amamentar e aproveito muito estes momentos com meu filho mas, sei que o desmame um dia vai acontecer e quando for o momento tenho certeza que vou estar orgulhosa do meu bebê que está crescendo e não precisa mais "exclusivamente"de mim!!!!
E vocês, o que pensam sobre o tema?
Amamentaram, ou planejam amamentar até quando?