MãesOnline

MãesOnline

anuncio

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dilemas da amamentação: desmame

Gurias, falar sobre a amamentação nunca é falar sobre um assunto "linear", com uma única opinião e orientação. Muito pelo contrário basta falar com várias mamães diferentes que, provavelmente, cada uma vai te dar um relato e uma opinião própria e muitas vezes, inclusive, divergentes uma das outras.
Se falar da amamentação já é assim, falar do desmame então...Uiii...

Recentemente no programa da Ana Maria Braga,que está exibindo um reality com bebês, um educador foi falar sobre o tema e foi o suficiente para que uma avalanche de críticas, dúvidas e discussões surgissem.
No programa ele comentou que uma criança com 1 ano e meio,que já caminha e está as voltas com a fala, já está na idade de fazer o desmame, contrariando, a orientação do Ministério da Saúde que orienta a amamentação até, pelo menos, o 2 ano de vida da criança.
Em seguida as declarações dele  uma série de comentários foram surgindo, principalmente de mães que discordam e que amamentaram seu filhos (ou pretendem amamentar) até os dois anos ou mais.
Ontem ele voltou no programa, mas infelizmente, em função do tempo reduzido do programa, novamente não foi suficiente para que se falasse do tema com a importância que ele merece.
Mas como aqui a gente tem tempo e pode falar bastante, vamos falar um pouco sobre o desmame então?
Começamos pela amamentação pois não temos como falar de um, sem o outro. Sabemos que a amamentação é uma conquista da mulher e que sem dúvida nenhuma, além do leitinho oferece para o nenê todo um investimento emocional e uma troca afetiva que é muito importante para o desenvolvimento do nenê. Desta forma quanto mais tranqüila for o momento de amamentação melhor vai ser este envolvimento da mãe com seu nenê , estreitado ainda mais o vínculo e trocas.
Até o 6 mês a criança não precisa de mais nada além do leitinho da mãe que é fonte de nutrientes, mas também de defesas e protege o bebê. No entanto a criança vai crescendo e gradualmente vai incorporando outros alimentos em sua alimentação.
Estes novos alimentos nada mais é do que uma grande novidade para o nenê e sem dúvida uma CONQUISTA, pois é fruto do crescimento dele. Se antes ele se conseguida mamar o leitinho, agora ele já vai podendo receber alimentos como frutinhas, sopinhas e assim vai rumo a uma alimentação mais completa e rica em variedades.
Ao longo do desenvolvimento a amamentação vai começar a ter uma importância muito maior na manutenção do vínculo afetivo e de trocas do que da alimentação propriamente dita, pois cada vez mais a criança vai enriquecendo seu repertório de alimentos "necessitando"menos do leitinho  "exclusivo".
Se a gente entender o desmame como uma etapa tão importante do desenvolvimento da criança não fica tão penoso pensar e falar sobre ele. A mãe e o bebê tem que curtir muitooo esta fase tão especial e e tanta cumplicidade, mas a mãe também tem que saber que vai chegar o momento em que este desmame vai ter que ser trabalhado para que o bebê possa seguir seu desenvolvimento rumo, cada vez mais, a uma maior autonomia,
O Desmame têm que ser visto como uma conquista, uma aquisição do nenê pois, é justamente, em razão do crescimento dele que ele é possível. Por mais que a gente sempre  acabe olhando nossos babies como "eternos nenês"temos que saber que é tarefa nossa incentivar o crescimento deles, dando todo o carinho e suporte necessário para que este desenvolvimento aconteça da melhor maneira possível.
Cada mãe vai amamentar quando e por quanto tempo desejar, mas em temos do desenvolvimento emocional da criança, é completamente compreensível que o educador tenha falado em torno de um ano e meio da criança, pois com a capacidade de andar adquirida e da linguagem em franco desenvolvimento, a criança vai dando sinais de uma maior autonomia e crescimento.
E, como pais, é nossa função estimular o crescimento do nosso filho criando, a partir do desmame, novas formas para se conectar emocionalmente ao filho. 
Sem dúvida poder amamentar um filho é um presente e um momento único e maravilhoso mas, temos que saber a hora de parar para que nosso filho possa seguir seu desenvolvimento da melhor forma possível. 
E que o desmame possa acontecer "por que o bebê está crescendo e não é mais um bebêzinho"e não porque o leite "estragou"ou "amargou" rsrs. Depois de um momento vocês podem ter certeza, a amamentação passa a ser uma necessidade muito maior da mãe do que do filho. Muitas de nós temos que voltar a trabalhar e consequentemente passamos menos tempo com nossos filhos e vemos na amamentação um momento de nos conectarmos com ele novamente. Isso é maravilhoso mas, ao longo do tempo vamos ter que aprender a fazer este elo de uma forma diferente e tão prazerosa quanto. 
Bom meninas, são só algumas idéias pra gente pensar sobre o tema, lembrando que cada mãe tem sua própria vivência e opinião. Eu AMO amamentar e aproveito muito estes momentos com meu filho mas, sei que o desmame um dia vai acontecer e quando for o momento tenho certeza que vou estar orgulhosa do meu bebê que está crescendo e não precisa mais "exclusivamente"de mim!!!!
E vocês, o que pensam sobre o tema? 
Amamentaram, ou planejam amamentar até quando? 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...